Nota de solidariedade: Advogado da CPT sofre ameaças

cptA Coordenação Executiva Nacional da CPT vem por meio desta solidarizar-se com o coordenador da CPT Regional Araguaia-Tocantins, Silvano Lima Rezende, que tem sofrido ameaças de pistoleiros a mando de grileiros, na tentativa de intimidá-lo na sua ação em defesa dos direitos dos camponeses. Estende esta solidariedade à esposa e filhos do Silvano e aos outros membros da CPT Araguaia-Tocantins que vivem em situação de risco.

Silvano vem contrariando interesses, pois, há mais de uma década atua na defesa dos direitos dos camponeses, e nos últimos anos na defesa jurídica gratuita, em apoio à resistência das famílias que tentam permanecer nas terras por elas trabalhadas. Semana passada, pessoas estranhas e com atitudes suspeitas estiveram à sua procura em sua casa.

É alarmante a escalada dos conflitos agrários no estado do Tocantins, conforme o relatório Conflitos no Campo Brasil 2013, divulgado pela CPT. Neste último ano registrou-se um aumento de 61% nos conflitos por terra, envolvendo 3.682 famílias, das quais 625 foram despejadas. 

Pistoleiros rondam frequentemente áreas ocupadas por posseiros e sem terra das Glebas Anajá, Tauá, Taboca e outras, nos municípios de Palmeirante, Colinas, Barra do Ouro e Goiatins. Em 2005, a Polícia Federal desencadeou, nos municípios de Palmeirante e Colinas, a Operação Terra Nostra, de combate à grilagem de terras, que resultou na prisão de grileiros e pistoleiros.

A Coordenação da CPT pede às autoridades de segurança pública, à Defensoria Pública e à Ouvidoria Agrária, que estejam atentas e investiguem todas e quaisquer denúncias de ameaças e intimidações contra os que militam pela Reforma Agrária no estado do Tocantins, para que o direito à vida e à dignidade sejam garantidos.

Goiânia, 1 de setembro de 2014.

A Coordenação Executiva Nacional

Maiores Informações:

Edmundo Rodrigues (coordenação nacional da CPT e CPT Tocantins) – (62) 9293-1426

Cristiane Passos (assessoria de comunicação CPT Nacional) – (62) 4008-6406 / 8111-2890

Antônio Canuto (setor de comunicação CPT Nacional) – (62) 4008-6412

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.