A Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Tocantins (Suest/TO), recebeu no dia 10 de junho a presidente da Associação Comunitária da comunidade quilombola de Aroeira, Isabel Rodrigues, e o vice-presidente, Zacarias José Rodrigues, para tratar de assuntos relacionados à implantação de sistema de abastecimento de água e melhorias sanitárias domiciliares na localidade.
A superintendente estadual substituta da Fundação, Selestina Delmundes Bezerra, esclareceu aos líderes sobre as ações e os critérios para implantação de obras de saneamento básico e ações saúde ambiental da Funasa. Selestina também resaltou a importância da participação da gestão municipal na apresentação de projetos e na formulação dos pleitos voltados às comunidades.
A comunidade Quilombola de Aroeira é composta de 97 famílias e o único poço existente que abastece a população seca na época da estiagem. Na comunidade não existe banheiros, os dejetos são expostos a céu aberto, contaminando a água do córrego que abastece a comunidade.