Crianças se prostituem em Serra Pelada

Juiz da comarca está preocupado com aumento dos casos no município.

Juiz titular da comarca de Curionópolis, Claytoney Passos Lira, pretende organizar uma frente de trabalho, juntamente com a comunidade, entidades e autoridades do município, para buscar alternativas de combate aos abusos contra crianças e adolescentes no distrito de Serra Pelada.  A iniciativa conta com o apoio da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e também da mineradora Colossus.  “Diante de vários casos de prostituição e uso de drogas no meio infantil, estamos chamando as demais autoridades para atentar para o problema”, afirma o magistrado, ressaltando que o silêncio quase absoluto por parte da comunidade acaba prejudicando os registros de casos no Conselho Tutelar.

Segundo lideranças de entidades de Serra Pelada, a população teme a ação de envolvidos nos crimes e assim, não denuncia, dificultando ainda mais a ação das autoridades no combate à violência contra crianças e adolescentes.  Só no ano passado, foram quase 300 casos registrados pelo Conselho Tutelar de Curionópolis, sendo que este número seria bem maior se a comunidade garimpeira não se calasse diante do problema e permitisse que os registros fossem feitos oficialmente.

Segundo a coordenadora do Conselho Tutelar, Telvaneide Barros de Sousa, a comunidade tem medo de denunciar.  “Somos informados de modo incompleto, quando partimos para apurar as denúncias, as pessoas se negam a nos encaminhar até a ocorrência com precisão”, disse.  Segundo o relatório anual do Conselho Tutelar de Curionópolis, os casos mais frequentes apontam para a presença de menores em bares e casas noturnas se prostituindo, consumindo drogas e bebidas alcoólicas.  Casos preocupantes também envolvem gravidez na adolescência e pedofilia.

http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=514365

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.