MG – Sem acordo, ocupação segue

Manifestantes acampados querem ter acesso às planilhas detalhadas e recentes do transporte público em Belo Horizonte
Manifestantes acampados querem ter acesso às planilhas detalhadas e recentes do transporte público em Belo Horizonte

Grupo permanece acampado pelo quinto dia consecutivo e aguarda resposta da prefeitura

Lucas Pavanelli – O Tempo

A ocupação na Câmara Municipal entra em seu quinto dia sem avanços na negociação entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a presidência da Casa Legislativa e os manifestantes.

Cerca de cem pessoas, que se revezam no local, armaram nove barracas no jardim, em frente à sede do Legislativo municipal, e exigem o cumprimento de cinco itens da pauta de reivindicações, escritas em um cartaz afixado na porta da Câmara. Dentre eles está a abertura da prestação de contas da prefeitura referente ao ano passado e um plano de metas elaborado em conjunto com a população por meio de realização de audiências públicas.

O prefeito afirmou que a prestação de contas já aconteceu em abril, mas os manifestantes exigem a ata do encontro que aconteceu a portas fechadas entre Lacerda e a Mesa Diretora da Casa.

O grupo respondeu às críticas do prefeito Marcio Lacerda (PSB) que, ontem, chamou o movimento de “partidário” e disse que os manifestantes são “preguiçosos”. Segundo Lacerda, os dados sobre gastos com transporte coletivo na capital mineira já estão disponíveis na internet, no site da BHTrans.

“Essas planilhas são de 2008, estão defasadas e só mostram a metodologia de custo. Nós queremos os números”, afirmou Fernanda Porcaro, que faz parte da Comissão de Comunicação e Mídia do grupo.

Para responder ao prefeito, que prometeu que iria pedir hoje a um técnico da BHTrans que fosse à Câmara e mostrasse os dados sobre o transporte aos manifestantes, eles criaram um grupo no Facebook, convocando para um “aulão” sobre como usar a internet.

“É importante que os políticos entendam que a batalha não é contra um partido ou outro. É contra a corrupção, contra leis que não são cumpridas, contra as infrações”, explicou Fernanda.

“Falar que somos partidários é uma forma de diminuir o movimento e nossas reivindicações. Não temos aqui pessoas com história de militância em partidos políticos”, completou Alan Leão, que também faz parte da ocupação.

Protesto. Um dos manifestantes, identificado como Jesus, permanece em greve de fome desde a última quinta-feira. Segundo os manifestantes, ele passa bem.

Ontem, uma mulher de 26 anos que também estava em greve de fome chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi hospitalizada, mas já retornou ao local.

Pauta
Contas
. Convocação de audiência pública com o prefeito para prestação de contas da prefeitura, relativa ao ano de 2012.

Cidade. Apresentação de um plano de metas para a cidade a ser discutido com a população durante 30 dias de audiências públicas.

CPI. Coleta de assinaturas e efetivação da CPI dos Transportes Públicos.

Salários. Revogação do aumento de 34,15% do salário de vereadores (que passou a valer em janeiro).

Planilhas. Envio de ofício pela presidência da Câmara à BHTrans, solicitando a apresentação das planilhas de gastos do transporte público.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.