MEC vai distribuir 8 mil livros sobre história da África

Caso queira fazer o download dos oito volumes da Coleção, clique aqui. TP.

Paula Laboissière, Repórter da Agência Brasil

Brasília – Durante o lançamento de uma coleção sobre história geral da África, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ontem (9) que 8 mil exemplares serão distribuídos para todas as bibliotecas públicas do país até fevereiro de 2011.

“Não basta a vontade de querer cumprir a lei [que inclui o estudo da cultura e da história da África como conteúdo obrigatório em todas as escolas brasileiras], é preciso esforço”, disse. “Essa coleção vai enriquecer a nossa própria cultura e vai inaugurar uma linha de pesquisa no Brasil sobre a história da África”, completou.

Para o secretário de Educação Continuada do MEC, André Lázaro, o lançamento dos livros tem um significado histórico, uma vez que representa uma transformação cultural no país e uma tentativa de superar o racismo. “A primeira etapa é reconhecer que temos um problema”, afirmou.

O coordenador do projeto, Válter Silvério, concorda que a obra vai ajudar a despertar a curiosidade de jovens pesquisadores no país. “Eles terão, pelo menos, um material de referência nesse tema. Acredito que a coleção possa nos fornecer um conhecimento do que somos enquanto povo e enquanto nação”, concluiu.

Ele lembrou que o racismo não é algo sobre o qual as pessoas têm necessariamente consciência. Segundo Silvério, o lançamento dos livros é importante para que o país possa ampliar a construção de uma sociedade menos racista e mais democrática.

Edição: Talita Cavalcante

http://africas.com.br/site/index.php/archives/5765?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+com/ZLVz+(AFRICAS.com.br)

Comments (2)

  1. Prezada Jane Marcia,
    infelizmente não sabemos como você deverá proceder a respeito. Talvez um contato direto de sua escola com o Ministério. De qualquer forma, descobrimos e colocamos o link a partir do qual a coleção pode ser baixada.
    Boa sorte.,
    TP.

  2. Sou educadora da rede estadual de educação, ativista do movimento negro e integrante do coletivo da promoção da iualdade racial da App sindicato. Gostaria de receber essa coleção para compôr oa acervo da minha escola, que trabalha a temática africana o ano letivo, na pperspectiva das equipes multidisciplinar.
    obrigada
    JAne Marcia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.