Líderes indígenas protestam contra mudança na demarcação de terras

Michelle Moreira, EBC

Lideranças indígenas de sete etnias participam de mobilizações durante esta semana em Brasília contra a PEC, Proposta de Emenda à Constituição 215.

Em trâmite na Câmara Federal, a PEC transfere do Executivo para o Congresso Nacional a palavra final na demarcação de terras no país.

Outro ponto de reivindicação dos indígenas é o Plano de desenvolvimento da região conhecida como Matopiba. Ela engloba áreas dos estados do Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí. Aprovado em maio deste ano, o projeto aborda questões para o desenvolvimento do local tendo por base a agricultura e a pecuária.

Os índios que vivem ao redor da área demarcada afirmam que já sentem as consequências na nova estratégia de desenvolvimento. Como por exemplo o desmatamento e a pressão de grileiros.

Durante a manhã, cerca de 60 índios chegaram a fechar uma via na altura do Palácio do Planalto. O trânsito foi desviado. Elza Xerente destacou o caráter pacífico da manifestação.

A mobilização acabou depois que uma comitiva foi recepcionada pelo assessor da secretaria de governo da presidência, Joao Paixão.

O servidor pontuou para os indígenas que a presidenta Dilma Rousseff já se mostrou contrária a PEC 215.

Sobre o Plano do Matopiba, João Paixão afirmou que estão sendo articuladas reuniões com a Funai e as comunidades envolvidas. O assessor também destacou que o material será analisado antes que seja tomada qualquer decisão.

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.