Nota da Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB, sobre a situação política brasileira

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da CNBB, no ensejo da ameaça de impeachment que paira sobre o mandato da Presidente Dilma Rousseff, manifesta imensa apreensão ante a atitude do Presidente da Câmara dos Deputados.

A ação carece de subsídios que regulem a matéria, conduzindo a sociedade ao entendimento de que há no contexto motivação de ordem estritamente embasada no exercício da política voltada para interesses contrários ao bem comum.

O País vive momentos difíceis na economia, na política e na ética, cabendo a cada um dos poderes da República o cumprimento dos preceitos republicanos.

A ordem constitucional democrática brasileira construiu solidez suficiente para não se deixar abalar por aventuras políticas que dividem ainda mais o País.

No caso presente, o comando do legislativo apropria-se da prerrogativa legal de modo inadequado. Indaga-se: que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com consequências imprevisíveis para a vida do povo? Além do mais, o impedimento de um Presidente da República ameaça ditames democráticos, conquistados a duras penas.

Auguramos que a prudência e o bem do País ultrapassem interesses espúrios.

Reiteramos o desejo de que este delicado momento não prejudique o futuro do Brasil.

É preciso caminhar no sentido da união nacional, sem quaisquer partidarismos, a fim de que possamos construir um desenvolvimento justo e sustentável.

O espírito do Natal conclama entendimento e paz.

Carlos Alves Moura
Secretário Executivo
Comissão Brasileira Justiça e Paz

Comments (1)

  1. Curioso! Outros países da América Latina passaram por crises institucionais bem mais graves e sobreviveram. Só no Brasil que. A Presidenta que viola todos os dispositivos de proteção dos direitos humanos presentes na Constituição e em leis internacionais assinadas pelo Brasil é, que ela não pode ser demitida por que o país vai ficar em crise. Nesses 13 anos de governo petista há uma lista interminável de violações cometidas pelo governo em todos os espaços do território brasileiro, seja num quilombo, numa terra indígena, numa favela ou nos rios. Que caia e que leve Eduardo Cunha junto!! O Brasil sobrevive!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.