CIR leva experiência da publicação sobre mudanças climáticas para Conferência do Clima (COP 21), em Paris

Mayra Wapichana – Conselho Indígena de Roraima – CIR

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) a partir de hoje, 3, também será representado na COP 21, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece desde o dia 30 novembro e segue até o dia 11 de dezembro, em Paris.

Participará do evento, a Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima Telma Marques, do povo indígena Taurepang, que representa a organização por meio da Rede Tebtebba, entidade parceira do CIR. “A importância do CIR de participar dessa Conferência é levar os problemas relacionados as mudanças climáticas, seca, as queimadas, assim como, levar a nossa experiências  por meio da a publicação Amazad Pana`adinha que trata especificamente sobre mudanças climáticas”, destacou Telma Marques.

Outro destaque é quanto à ameaça da PEC 215. “Vamos levar para essa Conferência a nossa preocupação em relação a PEC 215, uma ameaça que vem atingir não só os povos de Roraima, mas do Brasil”, considerou Telma.

A Secretária leva para a Conferência a experiência da publicação “Amazad Pana`adinha- Percepções das comunidades indígenas sobre Mudanças Climáticas”, primeira publicação da organização indígena, oriunda dos três estudos de casos, realizado em três terras indígenas, Terra Indígena Malacacheta, Jacamim e Manoá-Pium. Outras experiências seguem através dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) que atualmente somam sete em Roraima.

Além do CIR, outras organizações indígenas como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e demais organizações indígenas e indigenistas participam da Conferência.

Aproveitando o evento global, os indígenas também protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional 215 (PEC 215), uma proposta que ameaça os direitos indígenas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.