Nota do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos sobre incêndio no Ilê Axé Oyá Bagan (DF)

SEPPIR

O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (MMID) vem a público manifestar solidariedade à Mãe Baiana de Oyá e a toda a comunidade do terreiro Ilê Axé Oyá Bagan, do Distrito Federal, que foi destruído por um incêndio na madrugada da última sexta-feira (27/11).

Por meio das nossas Ouvidorias da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estamos monitorando de perto a investigação policial que apura as causas do incêndio.

Têm sido noticiados com frequência ataques contra comunidades tradicionais de matriz africana, com destruição de patrimônio, agressões aos seus integrantes, e desrespeito sistemático a manifestações culturais afro-brasileiras. É preocupante a incidência e repetição desses casos nos últimos meses no Brasil. As denúncias de intolerância religiosa que mais chegam ao Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos deste Ministério são relativas às religiões de matriz africana e aos terreiros.

O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos está comprometido com todos os órgãos responsáveis pela apuração dos fatos e responsabilização pelo ocorrido.

O Brasil democrático é aquele que se compromete com o repúdio a todas as formas de violência, racismo e intolerância.

Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.