Mensagem do Povo Munduruku para o combate ao preconceito e à discriminação (atualizada)

Esse vídeo foi produzido pelos integrantes do Projeto IBAOREBU de Formação Integral Munduruku, uma experiência de educação diferenciada onde o aprendizado se constrói de forma coletiva, onde a autonomia e o protagonismo do Povo Munduruku se fortalecem e se recriam para repercutir em outros espaços de luta e resistência.

O vídeo foi todo concebido pelos Munduruku, a partir de um processo de reflexão e discussão sobre as situações de preconceito, discriminação e opressão vivenciadas cotidianamente e, principalmente, sobre a importância da valorização da cultura e da afirmação da identidade na luta em defesa dos direitos.

A maioria das imagens mostradas no vídeo foi feita pelos Munduruku durante as atividades do Ibaorebu. Foram eles que decidiram o que, quando e como filmar, portanto: foram roteiristas, diretores, cinegrafistas e atores. É o olhar deles que está por trás das lentes. Um vídeo Munduruku, feito para eles e por eles mesmos.

Com a força desse Povo Originário esperamos que a sua mensagem chegue a todos os cantos: pela descolonização dos saberes e práticas, porque outras formas de educação e outros mundos são possíveis! SAWE! SAWE! SAWE!

*O Ibaorebu é um projeto de ensino médio profissionalizante executado pela FUNAI, com mais de 200 cursistas, divididos entre as turmas de Magistério Intercultural, Técnico em Enfermagem e Técnico em Agroecologia. A amplitude e a força desse Projeto resultam de características muito próprias a esse povo de luta: das guerras vencidas e das que ainda estão por vencer, dos modos próprios de solucionar os seus problemas e de estar nesse mundo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Bebel Gobbi.

Foto: Maurício Torres /Arquivo Pessoal.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.