ONU critica Brasil, Vale e BHP por resposta ‘inaceitável’ a desastre de Mariana

A Organização das Nações Unidas criticou duramente o governo brasileiro, a Vale e a mineradora anglo-australiana BHP pelo que considerou uma resposta “inaceitável” à tragédia de Mariana.

Por BBC Brasil

E em comunicado divulgado nesta quarta-feira, e que traz falas do relator especial para assuntos de Direitos Humanos e Meio Ambiente, John Knox, e do relator para Direitos Humanos e Substâncias Tóxicas, Baskut Tuncak, a ONU criticou a demora de três semanas para a divulgação de informações sobre os riscos gerados pelos bilhões de litros de lama vazados no Rio Doce pelo rompimento da barragem, no último dia 5. [baixe o comunicado em português AQUI]

“As providências tomadas pelo governo brasileiro, a Vale e a BHP para prevenir danos foram claramente insuficientes. As empresas e o governo deveriam estar fazendo tudo que podem para prevenir mais problemas, o que inclui a exposição a metais pesados e substâncias tóxicas. Este não é o momento para posturas defensivas”, disseram os especialistas no comunicado.

Em entrevistas, a presidente Dilma Rousseff tem negado negligência no caso. A Samarco, por sua vez, tem afirmado que suas operações eram regulares, licenciadas e monitoradas dentro dos melhores padrões de monitoramento de barragens.

Nesta quarta-feira pela manhã, no programa Bom Dia Ministro, os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Gilberto Occhi (Integração Nacional) disseram que “desde o primeiro momento” o governo “atuou em uma força tarefa com todos os setores na busca de salvar pessoas”.

A ONU menciona a contradição nas informações divulgadas sobre o desastre, em especial a insistência da Samarco, joint venture formada por Vale e BHP para explorar minérios na região, de que a lama não continha substâncias tóxicas. E descreve com detalhes o desastre ecológico provocado pelo vazamento, incluindo a chegada da lama ao mar.

“As autoridades brasileiras precisam discutir se a legislação para a atividade mineradora é consistente com os padrões internacionais de direitos humanos, incluindo o direito à informação. O Estado tem a obrigação de gerar, atualizar e disseminar informações sobre o impacto ambiental e presença de substâncias nocivas, ao passo que empresas têm a responsabilidade de respeitar os direitos humanos”, afirmou Tuncak.

Os dois especialistas classificaram a tragédia como mais um exemplo de negligência de empresas em proteger os direitos humanos e traçam um quadro desolador pós-desastre para as comunidades afetadas.

“Poderemos jamais ter um remédio eficaz para as vítimas, cujos parentes ou ganha-pão podem estar debaixo dessa onda de lixo tóxico, e nem para o meio ambiente, que sofreu danos irreparáveis. Empresas trabalhando com atividades envolvendo o uso de material de risco precisam ter a prevenção de acidentes no centro de seu modelo de negócios.”

A BBC Brasil entrou em contato com a Samarco, a Vale e a BHP. Até a noite desta quarta-feira, a Vale respondeu dizendo que não comentaria a nota da ONU mas que esclarece, em seu site, que os rejeitos de mineração não são tóxicos.

A Samarco afirmou que “respeita o direito de expressão da ONU, porém afirma que todas as medidas estão sendo tomadas para prestar assistência emergencial às famílias e comunidades afetadas e para a mitigação das consequências socioambientais desse acidente” e que “desde a ocorrência do acidente em sua Barragem de Fundão vem permanentemente informando à sociedade, autoridades e imprensa que o material proveniente das barragens não apresenta perigo à saúde humana”.

Comments (2)

  1. Tecerei um comentário, referente aos anseios e as expectativas quanto a vitória da Presidente Dilma, pela maioria dos Brasileiros que a reelegeram…

    ORFANATO…
    Mais uma vez, acreditamos nos milagres que poderias fazer em nossas vidas! Que transformarias nossos sonhos em realidade, nossas esperanças em realizações e que todos os nossos anseios seriam atendidos. Acreditamos que saciarias nossas fomes e que nos daria um futuro digno, seguro, onde nossas saúdes teriam um lugar especial em teu coração, e que teríamos, a tua proteção para podermos ir e vir… Acreditamos nisso, por seres uma Presidente MULHER, principalmente sendo, a 1ª Mulher presidente desta Nação!!! Quando a elegemos, confiantes e esperançosos, pensamos no maior sentimento que uma Mulher, poderia ter, a de ser Mãe… Não só de um filho, mas, de quase 200 milhões de filhos, que a amariam e a respeitariam, por ter a certeza que poderias dar tua vida por nós… E hoje, todos nós, os filhos deste solo, não podemos afirmar que és mãe gentil… Pois, pedimos tão pouco, apenas: “Paz no futuro e glória no passado”… E, se tivesses erguido a clava forte da justiça, terias visto, que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte… A nossa triste realidade hoje, é que ainda, vivemos em um imenso orfanato chamado BRASIL.

    Orestes Barros.
    + Um Palhaço Nacional.

  2. Vergonha, inacreditável e desacreditada. Um país que se diz democrático com atitude de varrer todas as informações necessária para debaixo do tapete.
    Saímos da ditadura, mas temos a classe de políticos que a ditadura não saíram deles.(︶︿︶)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.