Justiça aceita habeas corpus para evitar prisão de diretor da Samarco

Bruno Porto – Hoje em Dia

O presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, teve deferido um pedido de habeas corpus preventivo no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o que o impede de ser preso na investigação criminal já em curso e que apura as causas e responsabilidades do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana, região Central de Minas. Tanto a Polícia Civil como a Polícia Federal apuram o caso.

O pedido foi realizado no último dia 16 deste mês e distribuído no dia seguinte para a Vara da Fazenda Pública de Colatina, que deferiu o pedido e expediu um salvo conduto. O Habeas Corpus agora continua tramitando e aguarda manifestação do Ministério Público.

No caso do inquérito aberto pela Polícia Civil, a fase de colher depoimentos já foi iniciada. Os primeiros a serem ouvidos são famílias das vítimas e engenheiros da empresa. Diretores da Samarco também vão prestar depoimento.

Por meio de nota, a mineradora informou que a decisão pela impetração de habeas corpus é técnica, a critério do corpo jurídico da empresa. “A Samarco está focada na mitigação das consequências sócio ambientais com total compromisso perante a sociedade e o meio ambiente, prestando toda a assistência necessária”.

Imagem: Samarco/Facebook Oficial

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Maria Teresa Viana de Freitas Corujo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.