MS – CPI do Genocídio solicita documentos à Polícia Federal, Funai e Sejusp

Comissão investiga possível omissão do Estado nos casos de violência contra índios

Por Glaucea Vaccari, no Correio do Estado

Deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possível omissão do Estado nos casos de violência contra indígenas solicitarão informações à Polícia Federal (PF), Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública(Sejusp) e Fundação Nacional do Índio. Os requerimentos foram aprovados nessa quinta-feira (12).

De acordo com o presidente da comissão, deputado João Grandão (PT), os documentos pedidos serão usados para subsidiar as investigações da CPI.

Na Polícia Federal, os deputados querem detalhes de inquéritos e investigações em andamento relacionados à questão indígena. Já para a Funai, serão solicitadas informações sobre ações judiciais, processos de demarcação de terras e políticas de assistência social aos povos indígenas. Para a Sejusp também serão solicitadas informações sobre inquéritos e investigações em andamento envolvendo empresas particulares vinculadas à secretaria.

A próxima reunião da comissão será na quinta-feira (19). O grupo de trabalho foi criado no dia 14 de outubro e tem 120 dias para concluir as investigações.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.