Depois de nove anos, famílias comemoram imissão de posse de área em Sergipe

Nesta segunda, aconteceu a entrega oficial da antiga fazenda São Miguel, que passa a receber o nome de Assentamento Padre Geraldo

Por Luiz Mário de Santana Santos, da Página do MST

Foram nove anos de espera até que chegasse esse momento tão sonhado pelas famílias do Acampamento Sambaiba, localizado no Município de Pirambu, Região Norte de Sergipe.

Na tarde dessa segunda-feira (9) aconteceu a entrega oficial da antiga fazenda São Miguel, que passa a receber o nome de Assentamento Padre Geraldo, em homenagem a quem sempre acreditou na luta e organização da classe trabalhadora junto ao MST, e que veio a falecer em 2013.

Ao longo do dia, o clima foi de festa no mais recente assentamento sergipano, ao som do trio pé de serra Chocalho de Bode, grupo do próprio assentamento, com a apresentação do grupo de teatro Canudos em Movimento, que apresentaram a peça Auto dos Descaminhos, de Ivan Santana.

Desde que a área foi ocupada, em 2006, as famílias vem produzindo diversas culturas a partir da agroecologia, como macaxeira, batata, milho, feijão, banana, mamão, laranja, hortaliças e animais de pequeno porte.

Para ‘Mocinha’, uma das assentadas, “essa conquista representa vida nova e muitos anos de luta. Sempre acreditando que um dia iriamos alcançar esse objetivo”. Agora, as famílias esperam aumentar a produção no Assentamento.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.