Em desrespeito agora ao próprio STF, Terra Indígena Morro dos Cavalos é invadida

Combate Racismo Ambiental

No final da semana passada, o ministro Teori Zavascki, do STF, negou liminar na Ação Cível Originária 2762, através da qual era pedida a nulidade da demarcação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Santa Catarina. Na sua decisão, considerou que “gozam de presunção de regularidade os atos praticados no curso do processo administrativo de demarcação de terra indígena, o qual inclui estudos antropológicos que atestam a presença de indígenas na área anteriormente à Constituição Federal de 1988, ‘daí porque não há falar, neste momento, na existência de provas inequívocas em sentido contrário’”, segundo notícia distribuída pelo próprio STF e republicada por este blog no dia 26 de outubro (AQUI).

Esta tarde, em total desrespeitado ao Supremo Tribunal Federal e, é claro, aos indígenas das etnias etnias Mbyá e Nhandeva que lá vivem, parte da Terra Indígena foi invadida. As notícias são ainda truncadas, mas, segundo Ricardo Verdun e o Cimi Regional Sul,

“A cacica Eunice acaba de Informar que a Terra indigenas foi invadida agora a tarde por pessoas contrárias a demarcação, são 10 carros, Duas motos e Um caminhão e estão armados. A cacica chamou a PF mas até agora a PF não chegou no local. A PM acabou de chegar no local. a situação está muito tensa no local, mas foi embora sem fazer nada”.

O comportamento de alguns funcionários de órgãos do governo de Santa Cataria, de veículos da imprensa local, sem contar o de alguns políticos e fazendeiros vem sendo caracterizado por total desrespeito à Constituição Brasileira, à Convenção 169 da OIT e aos  direitos indígenas. Agora, pelo visto, é a vez do STF. E aí?

Comments (1)

  1. Chega desse vagabundos da especulação imobiliária e da exploração agrária e da imprensa vendida, bandida e hipócrita…CADEIA NESSES TERRORISTAS, VIVA OS INDIOS

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.