Minha solidariedade a Ruy Sposati

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O Cimi divulgou hoje justíssimo protesto contra o delegado Alcídio Araújo, da Polícia Federal, que ontem depôs contra o Conselho na CPI instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A nota pode ser lida AQUI. Mas o depoimento teve ainda outras ‘delicadezas’, parte delas envolvendo o jornalista Ruy Sposati, que em 2013 teve seu material de trabalho apreendido quando cobria a reintegração de posse da fazenda que ocupa ainda área da Terra Indígena Buriti. Segundo reportagem publicada no Fronteira News,

“Alcídio Araújo contou que, ao chegar à propriedade, se deparou com o jornalista Ruy Sposati, do Cimi, e decidiu apreender a máquina fotográfica e o computador para averiguar as informações que havia recebido anteriormente. (…) No equipamento, de acordo com o depoimento do delegado, havia um Manual dos Anarquistas, com 360 páginas, que ensinava, entre outras coisas, a fazer bombas caseiras. Esses e outros detalhes constam do inquérito 215/2013”.

Nos tempos atuais, o número do inquérito não deixa de ser curioso. Mas o depoimento não parou aí: “Alcídio confirmou ainda que os índios se movimentavam de forma organizada durante a tentativa de reintegração de posse, com técnicas de guerrilha. Os indígenas, segundo o delegado, empunhavam armas artesanais, de calibre 22”.

Não vou comentar as técnicas de guerrilha com armas artesanais, até mesmo porque os vietcongues derrotaram os soldados dos EEUU com a ajuda de bambus, entre outras coisas. Vou, sim, dizer que ainda bem que o famigerado PLC 101/2015, em tramitação no Senado com a pretensão de criar entre nós o crime de terrorismo, não estava em vigor em 2013. Se assim fosse, talvez o compositor ‘Ruspo’ jamais tivesse gravado seu primeiro CD ou feito seu primeiro show. E quem sabe que fim teria levado Ruy Sposati.

Meu tom pode ser irônico, mas não é leviano. A cada dia parece que podemos nos surpreender negativamente com mais uma queda no fundo do poço… O poço sem fundo. E este texto, produzido em momento de cansaço ao final de um dia longo de trabalho, é não só mais uma declaração de revolta e indignação, como um pequeno manifesto de solidariedade a Ruy Sposati, a quem devo, além de carinho e respeito, a foto principal de meu blog.

Como mais um documento contra a arbitrariedade e o absurdo que estamos vivendo, socializo novamente aqui vídeo que postei no dia 19 de maio de 2013, mostrando como o ínclito delegado apreendeu as ‘provas’ contra esse perigoso ‘anarcoterrorista’. No laptop, havia, aliás, coisa ainda mais terrível que o dito manual de bombas caseiras: algumas das músicas que Ruy/Ruspo lançaria em seu primeiro CD.

*

Vídeo feito por Dionedson Terena.

Destaque para ser lido em tom da mais total ironia: foto de Ruy Sposati tentando provavelmente subverter jovem indígena inocente.

Comments (1)

  1. Minha solidariedade a Ruy Sposati
    Fica também aqui registado minha indgnação e meu protesto contra o delegado de Policia Federal Sr. Alcídio Araúja, contra A CPI da Assremblei legislativa do Mato grosso do Sul que é conduzida por parlamentares cujas campanhas eleitorais foram financiadas pelo agronegócio e por empresas envolvidas na Operação Lava Jato e ruralistas.
    Convoco também o Delegado citado acima a estudar sobre o CIMI já que o dito cujo disse anteriormente que não conhece o trabalho da entidade já que o CIMI
    Foi fundado no ano de 1972 com o objetivo de lutar pelo direito à diversidade cultural dos povos indígenas. Busca fortalecer a autonomia destes povos na construção de projetos alternativos, pluriétnicos, populares e democráticos frente ao desrespeito a seus direitos e à tentativa de integração destes povos à sociedade majoritária.
    Quanto ao Jornalista Ruy Sposati meu respeito , carinho e admiração pelo seu profissionalismo e principalmente compromisso com as causas sociais.
    A criminalização dos profissionais comprometidos na defesa dos massacrados por uma politica ditatorial oficial dos governos, ruralistas e políticos fascistas em tentar exterminar as populações indígenas no Brasil não calará a luta do Ruy Sposati e de milhares de pessoas que tem compromisso em defesa da vida.
    Ruy Sposati sua luta é nossa luta!!
    ‪#‎apoio‬ e solidariedade ao Ruy

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.