Comissão da Câmara discute hoje contaminação por urânio de poços na Bahia

Por Agência Câmara Notícias

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (20), audiência pública para discutir a contaminação por material radioativo das águas de poços nas proximidades da mina de urânio de Caetité (BA).

A iniciativa do debate é do deputado Sarney Filho (PV-MA). Ele cita reportagem publicada em agosto pelo jornal O Estado de S. Paulo segundo a qual poços de água que abastecem a população do município de Lagoa Real, na Bahia, apresentavam índices de contaminação por urânio até quatro vezes superiores aos recomendados pela Organização Mundial da da Saúde (OMS).

A contaminação, de acordo com a publicação, teria sido causada pela atividade da única mineração de urânio no País, a de Caetité/Lagoa Real, propriedade das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), entidade que está sob o comando da Comissão Nacional de Energia nuclear (Cnen).

Por medida de segurança, informou o deputado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia determinaram o bloqueio dos poços da região. “A comissão precisa saber, de fato, o que ocorreu e o que está acontecendo no município”, destacou Sarney Filho.

Convidados

Participarão do evento:
– o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler;
– a dirigente da ONG Movimento Paulo Jackson, Zoraide Vilasboas; e
– representantes do Ibama e das Indústrias Nucleares Brasileiras.

A reunião será realizada no plenário 2, a partir das 14 horas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.