quilombo

Quilombo Marambaia é titulado e cem famílias quilombolas e caiçaras são beneficiadas

Ministro do Desenvolvimento Agrário assinou seis títulos coletivos de terras que dão mais segurança a cerca de 350 moradores locais. Ao todo, 53 hectares foram titulados

SEPPIR

Cem famílias quilombolas e caiçaras da Ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro, conquistaram a posse de suas terras, nesta quinta-feira (08). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, assinou seis títulos coletivos de terras que dão mais segurança a cerca de 350 moradores locais. Ao todo, 53 hectares foram titulados. Coordenado pela Marinha do Brasil, o processo de titulação iniciou-se em 2002.

“Esse momento é histórico e foi construído pela boa vontade e empenho de quem participou deste processo ao longo dos últimos 13 anos. Eu fico muito feliz com isso, com o encontro dos interesses do País presentes em Marambaia: a defesa nacional, com a presença da Marinha do Brasil, e a preservação ambiental, daqueles que estão comprometidos com ela. Que o exemplo de Marambaia seja uma referência, para que o Brasil supere todos os conflitos”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o presidente do Quilombo Arquimar, Nilton Carlos Alves, a titulação é a realização de um grande sonho. “A titulação é fundamental para o nosso desenvolvimento e, a partir dessa titulação, teremos grandes conquistas, como a construção da nossa sede e a valorização da nossa comunidade quilombola”, disse.

O território

No passado, Marambaia serviu de entreposto de africanos escravizados, antes de serem vendidos. Com o fim da escravidão, ex-escravos e seus descendentes permaneceram no local, ocupando a terra de forma tradicional e trabalhando como pescadores artesanais. Na década de 70, a ilha passou a ser usada como área de treinamento pelos fuzileiros navais, tendo surgido, a partir daí, os conflitos fundiários e a batalha judicial em torno da posse da ilha.

Devido à sobreposição entre a área do território quilombola da Ilha de Marambaia e a área de segurança nacional da Marinha do Brasil, desde de 2005 foram estabelecidas tratativas de conciliação, visando a garantia da sustentabilidade das comunidades quilombolas, conciliando os interesses de Estado.

Com concessões mútuas visando a conciliação, as negociações resultaram na assinatura do Termo de Ajustamento deConduta firmado entre o Ministério Público Federal, União, INCRA, Associação dos Remanescentes de Quilombo da Ilha de Marambaia, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Comando da Marinha, culminando na regularização fundiária do quilombo Marambaia, nos termos do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) 68 da Constituição Federal de 1988.

O documento assegura a permanência das famílias quilombolas na área e a continuidade das atividades militares, além de acabar com as disputas travadas entre as partes na Justiça nos últimos anos.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Comments (1)

  1. Parabéns pela vitória, que servirá de exemplo para outras comunidades tradicionais que ainda não conseguiram garantir os seus direitos e a sua história! Lucia Nogueira da Gama, da histórica Aldeia de Pescadores do Imbuhy, em Niterói!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.