Museu do Índio lança nova publicação Kayapó

Museu do Índio

Metoro Kukràdjà, cujo significado é “o conhecimento das festas/rituais”, editado no âmbito do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas do Museu do Índio, apresenta a arte e a estética do povo Mebengôkre-Kayapó, do sul do Pará.

O evento de lançamento no dia 13 de outubro, às 17 horas, vai ser prestigiado por representantes da etnia liderados pelo cacique Akjabôro Kayapó.

O livro é mais um investimento editorial do Museu do Índio para a divulgação das culturas indígenas. Trata-se de um documento contemporâneo da vida e da cultura dos Kayapó, destacando a importância política que os grupos dessa etnia sempre demonstraram a partir do momento em que começaram a intervir na agenda indigenista brasileira.

Co-autorado pelos antropólogos André Demarchi (texto) e Thiago Oliveira (fotografia), a obra reúne, em cerca de 200 páginas, a experiência de mais de 5 anos do projeto Kukràdjà Nhipêjx (Documentando a Cultura Mebengôkre-Kayapó) realizado com a participação direta de jovens pesquisadores bolsistas Kayapó e de toda a comunidade da aldeia Môjkarakô.

Na apresentação de Metoro Kukràdjà, os Caciques Akjabôro Kayapó e Kaikware Kayapó convidam o leitor a entender porque precisam respeitar sua tradição e seus costumes: “Lendo este livro e vendo suas fotos, vocês vão aprender como nós vivemos do nosso jeito e como nossa cultura continua viva e forte”.

Serviço:

Lançamento da publicação Metoro Kukràdjà
Dia 13 de outubro, às 17 horas
Museu do Índio – Rua das Palmeiras 55, Botafogo-RJ
Informações: [email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.