Nota de Repúdio às invasões das casas e prisões arbitrárias de líderes indígenas no Amazonas

Mirream Indígena Renovar

O MIRREAM repudia de forma perene as invasões das casas e prisões arbitrárias sob a falsa acusação de tráfico de drogas contra os líderes indígenas Jair Miranha, Raimundo Mura, Célia Miranha e Pedro Mura ocorridas hoje às 5 horas da manhã pela polícia civil a mando da justiça do Amazonas.

Por trás dessa farsa há o interesse escuso de mineração em terras indígenas e unidades de conservação no alto Rio Negro o qual os líderes presos já ocuparam por diversas vezes a sede da Secretaria dos Povos Indígenas-SEIND pedindo a saída de gestores coniventes com os governos federal e estadual que visam assaltar vários minérios em terras indígenas via Congresso Nacional.

É de conhecimento público que os líderes foram presos sem embasamento jurídico nenhum e jamais tiveram envolvimento com drogas ou afins.

Somos um Coletivo sério com assento no Conselho das Cidades e no Fórum Mundial Anti Corrupção e o MIRREAM não se curvará a fraudes processuais contra nossos líderes.

Não acharam drogas e/ou armas com nenhum líder indígena, mesmo assim eles continuam presos porque?

Coletivo Ajuricaba