Belo Horizonte recebe I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais

Agência Minas

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais. O evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2015, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O encontro promoverá a criação da Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais do estado. O grupo de trabalho atuará na formulação de políticas públicas para esse segmentos da população. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro, pela internet, no link: Inscreva-se.

Também é possível fazer a inscrição diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda), das 9h30 às 16h. O endereço é Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Belo Horizonte – Prédio Gerais – 11º andar – CEP: 31.630-901 – Cidade Administrativa Tancredo Neves. Ou ainda enviar a inscrição pelos Correiros, por meio de AR (Aviso de Recebimento). A ficha para preenchimento está disponível no link: Regulamento

O evento é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda).

Povos e comunidades

Hoje, Minas tem 17 comunidades e povos tradicionais reconhecidos. São eles os apanhadores de flores sempre viva, artesãos do barro e tecelãs, catingueiros, ciganos, congadeiros, extrativistas, faiscadores, garimpeiros, geraizeros, indígenas, pescadores artesanais, além de povos de circo, povos tradicionais de matriz africana, quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros e veredeiros.

Imagem: Os indígenas são um dos povos tradicionais de Minas Gerais. (Foto: Divulgação/SEE)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.