Vem aí, o 2º Campeonato na Língua Paumari!

Por Oiara Bonilla

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro será realizado o Segundo Campeonato na Língua Paumari, na aldeia Santa Rita, na beira do Rio Purus, na Terra indígena Paumari do Lago Marahã, Município de Lábrea, Amazonas.

O Campeonato está sendo realizado pela Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP) e pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com apoio de diversas entidades parceiras e apoiadores.

Este ano está prevista a realização de uma oficina de vídeo para a formação de jovens videastas paumari que passarão a registrar o evento e as histórias que serão contadas na parte final do evento. A oficina faz parte do projeto inicial do Campeonato e conta com o apoio do Laboratório de Cinema Etnográfico da Universidade Federal Fluminense.

Este ano foram convidados parentes paumari mais distantes, que habitam os Rios Tapauá e Cuniuá e que hoje praticamente não falam mais a língua, assim como parentes Apurinã, Jamamadi e Jarawara.

O projeto do Campeonato da Língua tem como finalidade a revalorização da língua paumari e a reconexão das gerações dos mais velhos (que falam fluentemente o idioma) e dos mais novos (que hoje estão mais voltados para a vida urbana e praticamente só usam o português no cotidiano). As aldeias participantes se dividirão em times que apresentarão uma história (exclusivamente) na língua paumari. A melhor história será escolhida e transformada em animação gráfica realizada pelos Paumari e falada na língua com legendas em paumari e português.

Ao longo do Campeonato serão exibidos cantos e danças tradicionais e realizadas diversas atividades para confecção de objetos rituais (instrumentos musicais, adornos corporais, preparo de alimentos e bebidas, jogos e contações de histórias.

É importante lembrar que os Paumari ainda buscam apoio financeiro para a realização da animação das histórias vencedoras (de 2014 e 2015).

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.