Quem é quem nas discussões do Novo Código da Mineração 2014 já está disponível

Representantes da CNBB, MAM, WWF, INESC, IBASE e da CBJP participaram do lançamento da publicação “Quem é quem nas discussões do Novo Código da Mineração”, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, na Comissão Brasileira de Justiça e Paz, em Brasília.

A publicação mostra como funciona a prática das empresas e seus interesses no financiamento das campanhas dos parlamentares, demonstrando a necessidade do debate amplo e democrático para além do “ negócio da mineração”,

Sobre a atual configuração da Comissão Especial, dos parlamentares que apresentaram medidas e diretórios nacionais dos partidos políticos, Clarissa Reis Oliveira, a pesquisadora responsável, afirma: “Avaliamos que a composição da Comissão Especial desta legislatura demonstra maior presença das mineradoras, tendo financiado em maior número de deputados e com maiores montantes”. E ainda cita um exemplo:

“Tomemos como exemplo o caso do relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que se manteve nesse cargo. Em 2010, recebeu R4 400 mil de empresas ligadas à mineração, cerca de 20% do total da sua campanha. Nas eleições de 2014, o valor subiu de forma significativa: pouco mais de R$ 2 milhões, aproximadamente 42% do financiamento da campanha do deputado que sempre se apresentou como defensor do setor mineral”, conclui.

A publicação pode ser baixada a partir do Dropbox, AQUI.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.