Os Ka’apor, fora da Conferência Indigenista!

Nota Pública do Conselho de Gestão Ka’apor, Conselho das Aldeias

O governo anunciou uma conferência indígena para este ano e, nós desconfiamos. Por que uma conferência promovida pelo governo se nossas florestas e nossas lideranças estão caindo todos os dias por causa dos madeireiros, fazendeiros que apoiam este governo? Para quê uma Conferência, se estamos ameaçados em nosso próprio território e o Estado não é capaz de defender e proteger nossos territórios, nossas lideranças indígenas e dar respostas para nossas demandas?

Pra gente continuar organizados, protegendo nosso território, nós decidimos reunir nos dias 18, 19, 20 e 21 e 28 e 29 de julho em nosso Centro de Formação Saberes Ka’apor onde estudamos, debatemos, escrevemos e apresentamos a sociedade o que queremos que essa Conferência nos traga.

Mas o veneno do dinheiro continua corrompendo o governo, alimentando também os madeireiros na região de Zé Doca e serrarias do Maranhão. E nossas florestas voltaram a ser atacadas, ramais de estradas de madeireiros foram abertos, nossas lideranças perseguidas e ameaçadas de morte e as serrarias mudaram de local para fugir da fiscalização, os mandantes e assassinos de nossa liderança Eusébio Ka’apor continuam impunes.

Não podíamos ficar parados, decidimos fechar a BR 316 para chamar a atenção de todos e dizer que o crime no Maranhão tem mais força que a justiça. Não tivemos mais apoio da Funai para proteger nosso território. Fizemos isso pra mostrar que estamos organizados e vigilantes em defesa de nossas florestas.

Ficamos surpresos quando a gente lutava por nossos direitos pensando numa conferência que possa dar resposta efetiva aos nossos problemas e garantir nossos direitos, a FUNAI do Maranhão cumprindo sua função de órgão do governo, manobrou na conferência de Imperatriz e impediu que nós pudéssemos ter vagas para participar da Conferência Nacional. Fomos punidos e agredidos em nossos direitos de defender nossa palavra, porque decidimos defender nossas florestas. É dessa forma que a Funai resolve os problemas indígenas no Maranhão, infelizmente não aparecem nos documentos oficiais.

Queremos dizer que vamos mais uma vez debater essa violação do nosso direito e decidir o que fazer e comunicamos que não será a FUNAI que dirá se podemos ou não participar de uma Conferência que é antes de tudo indígena.

Pedimos apoio de nossos parentes para mais essa luta!

 Foto de Vias de Fato

Comments (1)

  1. Tambem achei estranho a FUNAI chamar uma Conferência Nacional…
    Para quê, se os direitos fundamentais indigenas, a terra, saude e vida não são respeitados?
    A resposta a que chegamos eh que esta conferência deve estar atendendo a alguma exigência ou demanda nacional ou internacional.
    Dela serão tiradas algumas diretrizes que nunca serão cumprridas.
    Assim, tudo voltara a estaca zero e a normalidade inativa governamental!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.