Na Índia, o rap-denúncia deu certo: a direção da Unilever pediu reunião urgente para discutir a contaminação por mercúrio

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

No dia 2 de agosto, demos notícia sobre uma campanha apresentada em forma de rap: “Na Índia, rapper denuncia contaminação por mercúrio e clip conquista apoio internacional para a luta“. Através da canção divulgada via Youtube, a compositora e cantora Sofia Ashraf denuncia os graves prejuízos causados aos habitantes de Kodaikanal pela Unilever, que mantinha uma fábrica de termômetros na cidade. Denunciada, a empresa fechou as portas, mas deixou atrás um rastro de doenças, mortes e mutações por contaminação, além de pilhas de rejeitos altamente venenosos.

A luta da população vinha acontecendo já há 14 anos, sem que a Unilever assumisse sua responsabilidade. Foi quando Sofia Ashraf decidiu agir: compôs e gravou o rap que conta a história de Kodaikanal e da ação da empresa, com a participação da população da cidade. Ao final, um link leva a um abaixo assinado, dirigido ao Diretor Executivo da empresa transnacional, Paul Polman, e exigindo providências.

Lançado no dia 30 de julho, em 2 de agosto o clip já havia sido visto por quase 700 mil pessoas. Esta tarde, ele havia atingido exatas 2.967.595 visualizações. Mas o mais importante não é isso: o abaixo-assinado deu certo! Ontem pela manhã, parceiros da campanha no Reino Unido foram procurados por integrantes da diretoria da Unilever, interessados em marcar uma reunião urgente. Ela acontecerá esta noite, contando inclusive com a presença do vice-presidente da empresa.

Vale comemorar e vale também socializar esta informação, que envolve mais uma alternativa de luta vitoriosa! Como escrevi antes, quem sabe, inclusive, artistas brasileiros não se solidarizam também com seus conterrâneos vítimas de processos semelhantes? Santo Amaro da Purificação, na Bahia, poderia ser um bom exemplo disso…

Abaixo, o vídeo:

Comments (1)

  1. Ta vendo Tania Pacheco que bom mesmo fico feliz,infelizmente aqui em St Amaro na Bahia Brasil,os Malditos foram embora assim como o pedido Cantado pelo Caetano Veloso na musica Purificar o Subaé, eles foram embora mesmo, deixou um rastro de destruição descaso e a contaminação mas Caetano nao vê isso ele nao mora aqui outros réus do crime como o ESTADO BRASILEIRO,fazem de conta que não sabe que não viu e adivinha a JUSTIÇA BRASILEIRA NISSO TUDO O QUE FEZ E FAZ??? Tenho que dizer que Santo Amaro é um versão micro de um Brasil esquecido dês de seu descobrimento…https://www.youtube.com/watch?v=t821sT4AoUY

    Sobre a população o que me parece os cidadãos de Santo Amaro não tem um grau de cidadania nessa plenitude nã e creio que a politica de alienação foi muito maior junto do processo do pôs escravidão… e para alem disso, creio que a população em muitos casos,podem sofrer alem de outras doenças provocadas pela décadas de exposição da contaminação de metais pesados, podem também sofrer da Síndrome de Estocolmo (Stockholmssyndromet em sueco) é o nome comumente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida há um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.no caso daqui são muitos na espinha dorsal.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.