Comissão de Direitos Humanos terá subcomissão para acompanhar questão indígena

Agência Câmara Notícias

Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (5) a criação da subcomissão especial para acompanhar a questão indígena no Brasil.

De acordo com o deputado Elizeu Dionizio (SD-MS), que solicitou a criação do colegiado, a subcomissão vai ser uma importante contribuição para se resolver os impasses que envolvem a maioria dos 900 mil índios do Brasil.

Conflitos em Mato Grosso do Sul

Atualmente, os índios ocupam [sic] 91 propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, sendo que em grande parte houve conflito com os proprietários rurais.

“Os indígenas passam por uma transformação social radical e rápida, que coloca em risco a integridade física e cultural deles, além de gerar conflitos pela disputa de terra em todo o país e, principalmente, no Mato Grosso do Sul”, enfatizou o parlamentar.

Os conflitos por terra são constantes, no mês passado 500 indígenas ocuparam [sic] três fazendas no município sul-mato-grossense de Aquidauana para reivindicar a ampliação da reserva Taunay Ipegue. Esse litígio dura três décadas. Os fazendeiros estão proibidos de retirar o gado da área [sic]. “O que pode causar um conflito a qualquer momento”, assinalou o parlamentar.

Em junho, equipes da Força Nacional tiveram de se deslocar para as áreas de conflito entre indígenas guarani kaiowá e produtores rurais na região sul do estado para evitar novos embates na área.

Nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Amambai cerca de 160 índios ocuparam [sic] três propriedades rurais para exigir a demarcação de terras indígenas, sendo que no dia 22 de junho, durante ocupação [sic] da fazenda Madama, localizada em Coronel Sapucaia, os índios entraram em confronto [sic] com proprietários rurais e tiveram de deixar a fazenda para evitar mortes.

 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA [indecente]:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.