Ministra da Igualdade Racial visita Quilombo dos Palmares

Agenda resgata importância histórica do local

SEPPIR

A ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, visita, hoje (4), o Quilombo dos Palmares, local histórico situado em Alagoas que foi marco da resistência negra a escravidão, durante o século XVII.

A agenda se tornou possível porque a ministra participou ontem (3) da abertura da Reunião Ordinária Itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Maceió. Pela proximidade geográfica dos Palmares, o evento além de ser simbólico é significativo.

Para a ministra, a oportunidade é única. “Ir a Serra da Barriga com o Conselho Nacional de Educação e autoridades e educadores de Alagoas é muito simbólico e significativo. Nós consideramos Zumbi dos Palmares um herói, uma chama de liberdade em momentos em que o nosso país vivia sob o regime da escravatura”.

Segundo a ministra, a visita é uma lembrança a luta do líder Zumbi dos Palmares. “Retornar hoje ao lugar onde foi o quilombo dos Palmares, pensando numa pauta da educação, e principalmente, educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola, significa que a luta de Zumbi não foi em vão, a luta dele continua até hoje e nós somos herdeiros desse processo de luta”.

Além da agenda da Igualdade Racial, os 22 conselheiros do CNE acompanham o evento e participam das discussões sobre a educação nas escolas quilombolas.

Durante a visita, Nilma apresentará uma síntese das diretrizes estabelecidas para a educação básica nas escolas quilombolas, fruto de um diálogo permanente com o Ministério da Educação.

“Vai ser um momento simbólico, histórico, político e acho que será um momento em que a nossa ancestralidade se orgulhará de pensar que essa chama da liberdade não foi apagada”, conclui a ministra.

Agenda

Horário

4/8/2015 – terça-feira

9h às 11h

Visita técnica/Ato público

  • Encontro com as autoridades locais

  • Apresentação sobre a importância histórica do local

  • Síntese das diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e para a educação escolar quilombola na educação básica, com reafirmação e votação simbólica do texto

  • Visita de reconhecimento do espaço

Sobre o Quilombo: Com origens que remontam a 1580, o Quilombo dos Palmares é considerado hoje um mito da resistência do africano ao regime escravocrata implementado pelos colonizadores do Brasil. O quilombo se manteve independente por mais de um século, durante muito tempo liderado por Zumbi dos Palmares. Atualmente a região faz parte do município de União dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.