Convite: “Feira Cultural e de Talentos” do Curso Básico de Formação em PNGATI para Representantes de Associações Indígenas da RCA (Rede de Cooperação Amazônica)

A Rede de Cooperação Amazônica (RCA) e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) convidam para a “Feira Cultural e de Talentos” do Curso Básico de Formação em PNGATI para Representantes de Associações Indígenas da RCA.

A “Feira” faz parte da programação do quarto e último módulo do Curso, que corresponde ao Seminário de Diálogo. O objetivo deste Seminário é compartilhar e dar visibilidade aos trabalhos elaborados pelos cursistas com vistas à implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI) em suas regiões.

Na “Feira”, representantes indígenas de 18 povos (Apalai, Baniwa, Gavião, Ikpeng, Kanamary, Katukina, Kisêdjê, Krikati, Kuikuro, Marubo, Mayoruna, Shanenawa, Tiriyó, Tukano, Wajãpi, Yanomami, Yekuana e Yudjá) de várias áreas etnográficas (do Xingu, ao rio Negro e Roraima, passando pelo Acre e vale do Javari, até o Amapá, Norte do Pará e Maranhão) e associações indígenas (tais como AMAAIAC, Apina, Atix, Foirn, Hutukara, Wyty Catê e Opiac) vão expor e comercializar expressões das suas culturas e tradições, seja do artesanato, da comida, da música, da dança, da produção áudio visual e das artes em geral, referidas aos seus costumes e à sua história.

A amostra que teremos na Feira é modesta, mas significativa; e o ambiente de confraternização é informal. Venha compartilhar esse momento conosco e interagir com os indígenas participantes do Seminário. Aproveite a oportunidade para adquirir produtos aos quais muito dificilmente você teria acesso de outro modo.

PROGRAMAÇÃO:

* Exposição e venda de artesanato (pulseiras, colares, anéis, cintos, tornozeleiras, bolsas, peneiras, cestaria, bancos e maracás), iguarias (pimenta) e produtos agroextrativistas (óleo de andiroba e urucum) dos 18 povos indígenas presentes no Curso;

* Mostra de vídeos documentários indígenas do vale do Javari;

* Degustação de rapé Mayoruna; e

* Performances culturais Kuikuro, Shanenawa e Wajãpi.

Data: 04 de agosto de 2015 (terça-feira).

Horário: 19h

Local: Cáritas Brasileira – SGAN Quadra 601 Módulo F – Asa Norte – Brasília/DF – Tel: (61) 3521-0350 (atrás do Serpro e do CCB)

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/750186835089868/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.