Latinidades: Festival da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha

Ao longo de cinco dias, o Festival realiza uma série de painéis, debates e mesas-redondas com a participação de personalidades que se destacam pela luta contra o preconceito de gênero e racial.

Por Território Cultural

A edição 2015 do Festival Latinidades acontece entre os dias 22 e 26 de julho, no Cine Brasília, regido pelo tema “O Cinema Negro”. E tem como objetivo debater o protagonismo e a representação das mulheres negras no cinema, colocando-as no centro de debates sobre políticas públicas para o audiovisual.

Produtoras, roteiristas, atrizes, editoras, dubladoras, câmera-women… Quantas são conhecidas? Quantas atuam no mercado? Que produção cinematográfica vem sendo produzida na diáspora negra? Quais são os circuitos e canais onde é possível acessar esta produção? Como está representada a mulher negra no cinema atual? Afinal, o que seria o cinema negro?

Estes são alguns dos temas que serão debatidos em seminários e mesas-redondas que compõem as 10 atividades formativas desta edição. Todas as atividades do Festival acontecerão no Cine Brasília e têm entrada franca, respeitando as inscrições, encerradas no dia 10 de julho, e lotação da sala. Despesas com traslados, hospedagem e alimentação serão de responsabilidade das/os participantes.

Convidada como conferencista especial, está a Dra. Yaba Blay, no dia 22/07, a partir das 17h. Yaba Blay é professora universitária, produtora e editora. Como pesquisadora e etnógrafa, Yaba apresenta suas narrativas pessoais e sociais para questionar entendimentos hegemônicos sobre culturas e identidades. Como produtora cultural, utiliza imagens com o propósito de gerar consciência, incitar o diálogo e inspirar outras pessoas para a ação e a transformação.

Seus interesses de pesquisa mais amplos estão relacionados à estética cultural e a práticas estéticas, e mais especificamente, a respeito das identidades negras globais e de corporificação, com especial atenção a políticas de cabelo e da cor da pele. Blay é hoje uma das principais vozes sobre colorismo e políticas globais de cor da pele.

Programa formativo:

22 de julho, quarta-feira

10h – Mesa de abertura: Cultura e Educação: interações no combate ao racismo e na valorização de identidades negras

15h – Mesa: Afinal, o que é cinema negro?

17h – Conferência especial: Dra. Yaba Blay

23 de julho, quinta-feira

10h – Mesa: A internet como território negro: afroimaginários, diálogos e resistência

15h – Mesa: Representações de Mulheres Negras no cinema

17h – Mesa: Encontros, mostras e festivais: difusão da produção cinematográfica e audiovisual negra e africana

24 de julho, sexta-feira

10h – Mesa: Narrativas de Mulheres Negras

15h – Mesa: Estéticas da periferia

17h – Mesa: Rotas e roteiros: produção audiovisual e literatura

25 de julho, sábado

10h Oficina de ritmos africanos

14h Roda de Conversa: Chamada de Mulher

26 de julho, domingo

10h Chamada de Mulher

À tarde e à noite, curtas e longas-metragens serão exibidos na grande tela do Cine Brasília. As sessões de curtas terão início sempre às 14h, de quarta a sexta, quando serão exibidas 10 produções cubanas e brasileiras. E à noite, serão exibidos os longas “My Nam is Now”, estrelado por Elza Soares; “Nos Bastidores da Fama”, da diretora Gina Prince-Bythewood; “I Love Kuduro”, com as estrelas angolanas do ritmo Kuduro; “Njinga – Rainha de Angola”, que conta a vida da lendária figura angolana, Ginga Mbandi; e “Jogo de Corpo – Capoeira e Ancestralidade”, uma produção cinematográfica conjunta do Brasil e Namíbia.

Serviço:

Festival Latinidades, 8ª Edição

Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul, Brasília – DF)

De 22 a 26 de julho de 2015.

Entrada franca.

Programação: http://www.afrolatinas.com.br/

Informações: http://www.afrolatinas.com.br/contato/

Comments (1)

  1. muito bom, a proposta do festival, gostaria muito de poder participar, porem se soube hoje, e ja passou o tempo de se inscrever. Caso ainda tiver alguma possibilidade de me inscrever favor me de retorno.
    axé
    Arilene Martins de Souza

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.