MAB e Copel firmam novo acordo para pagamento de indenizações

A estatal de energia garantiu que irá indenizar até o início de julho todas as famílias atingidas pela enchente de 2014 no sudoeste do Paraná

MAB

Na última sexta-feira (26), a Companhia Paranaense de Energia (Copel) garantiu um novo calendário para o pagamento de indenizações das famílias atingidas pela enchente ocorrida em junho de 2014 na região sudoeste do Paraná.

Após diversas reuniões desmarcadas pela direção da estatal, o acordo foi firmado em encontro realizado no 6º Batalhão da Polícia Militar, no município de Cascavel, com a presença de representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Ministério Público Estadual.

A partir do cronograma construído, a Copel se comprometeu com o pagamento aos atingidos de Nova Prata do Iguaçu e Santa Lúcia na sexta-feira (26). Nos outros municípios afetados (Realeza, Capitão Leônidas Marques e Capanema), o pagamento ficou agendado para iniciar a partir do dia 07 de julho.

Para retardar o processo, a Copel alegou que algumas famílias não estão em conformidade para o recebimento do pagamento, sendo necessário, em alguns casos, vistorias na propriedade, novo cadastramento e outra apresentação da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Enquanto a reunião ocorria, aproximadamente 200 atingidos aguardavam a decisão no munício vizinho de Marmelândia.

Entenda o caso

No dia 08 de junho, devido ao aumento do rio Iguaçu provocado pelas chuvas na região, a Copel decidiu abrir, ao mesmo tempo, todas as 14 comportas da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, localizada no munício de Capitão Leônidas Marques.

Isso causou um alagamento de uma extensa área localizada abaixo das compartas da hidrelétrica e afetou centenas de famílias.

Apesar do registro de todos os dados preliminares do aumento da vazão do rio, a assessoria de imprensa da companhia informou, na ocasião, que “não houve tempo de avisar as famílias”.

Imagem: Reprodução do MAB

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.