Morre o irmão mais novo de Galdino Pataxó

Cimi Bahia

Faleceu na manhã de hoje (25/06), por volta das 10 horas, na Aldeia Caramuru, Valdir Jesus dos Santos (41 anos). Vitima de infarto, Valdir era irmão de Galdino de Jesus Pataxó e João Cravim, que foram assassinados na luta pela recuperação do território Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Valdir era o último filho homem do casal Sr. Juvenal Rodrigues dos Santos e Minervina Mª de Jesus; ele era casado e tinha uma filha de 17 anos, Maraiane. Restando agora na família as suas 09 irmãs.

Valdir fazia parte de uma das mais importantes famílias na luta pela recuperação do território Pataxó Hã-Hã-Hãe; após a morte violenta de seus dois irmãos, os pais e as irmãs sempre procurou protegê-lo, pois foi o único filho homem que restou na família. Uma pessoa de caráter muito tranqüilo e meio ressabiado.

Um crime que ainda choca a comunidade.

Galdino havia chegado à capital no dia 18 de abril de 1997 para debater com autoridades do poder público sobre a situação da terra do seu povo, a área de Caramuru Catarina Paraguassu, localizada no sul da Bahia. No dia seguinte, ele participou de um evento organizado pela Funai para comemorar o Dia do Índio. Na volta para a pensão onde estava hospedado, Galdino se perdeu e acabou dormindo em um ponto de ônibus na Asa Sul.

Por volta das 5h, quatro jovens e um menor que passavam pelo local resolveram atear fogo contra o índio, alegando que queriam apenas brincar, pois imaginavam que ele seria um mendigo. Galdino teve 95% do corpo queimado e morreu logo após chegar ao hospital.

18 anos após a morte de seu irmão Galdino, Valdir também parte para a Pátria Definitiva para se juntar com o também lutador João Cravim e seus Pais.

Vale lembrar que toda a luta desta família e de outros lutadores Pataxó Hã-Hã-Hãe e apesar do STF já ter julgado a ACO 312/BA, em maio de 2012, favorável a comunidade indígena, os mesmo ainda não tem o pleno direito de usufruir de suas terras, pois ainda aguardam o julgamento de embargos infringentes sobre a Ação.

Itabuna, 25 de julho de 2015

Equipe Sul da Bahia

Conselho Indigenista Missionário

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.