Curso Básico de Formação em PNGATI para o Cerrado

Funai

Começa hoje (22) e vai até o próximo dia 26 de junho o Módulo 1 do Curso Básico de Formação em PNGATI para o Cerrado.

O curso ocorre no Centro de Formação em Política Indigenista, em Sobradinho e participam indígenas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Maranhão.

Durante a abertura do evento o presidente da Funai, João Pedro, falou dos desafios dos povos indígenas no contexto atual, “estamos vivendo uma conjuntura desafiadora, mas vamos construir, juntos, saídas e avançar para garantir a qualidade de vida dos povos indígenas”.

Para Marcelo Cavaline, da Gestão Geral Sócio Ambiental do Instituto Chico Mendes, “é preciso avançar nas questões indígenas para que a sociedade se apodere ainda mais das questões ambientais”.

Carlos Guedes, representante do Ministério do Meio Ambiente, salientou a importância de se encontrar soluções para as questões territoriais, buscando valorizar quem vive nas terras indígenas no Cerrado.

Dentre os objetivos do curso estão o nivelamento e qualificação dos entendimentos básicos necessários para a compreensão do conceito de gestão ambiental e territorial, além da aproximação dos participantes do texto do decreto da PNGATI, estimulando a manipulação direta do Programa e a discussão do perfil e dos papéis dos participantes, sensibilizando-os para os desafios de implementação da Política, promovendo a integração inicial entre os cursistas e plantando a vontade de querer voltar a aprender mais.

Dada a característica e os objetivos do módulo 1, a metodologia alternará um conjunto limitado de dinâmicas e recursos formativos, como exposições dialogadas em painéis, trabalhos e dinâmicas em grupo a partir de perguntas orientadoras, debates em plenária, exibição e debate de audiovisuais, conforme o conteúdo programático e cronograma.

O coordenador-geral da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado – Mopic falou do sonho dos povos indígenas de mudanças, “acreditamos na Funai e acreditamos que teremos avanços. Não queremos ser apenas um instrumento que dá trabalho, queremos cada vez aprender mais, porque se não houver a participação dos indígenas, o governo não consegue desenvolver o trabalho nas bases”.

Ao final de sua fala, o indígena entregou a João Pedro uma lança Xerente do Cerrado, como símbolo de luta e garra para enfrentar o desafio de presidir a Funai.

O presidente aproveitou para visitar as instalações do Centro de Formação em Política Indigenista da Funai.

Nesses dias de curso serão usados materiais como vídeos, documentários e textos de apoio.

Imagem: Reprodução da Funai

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.