Nota Pública dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional

Mobilização Museu Nacional

Nós, alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS-MN/UFRJ) decidimos em assembleia realizada na segunda-feira (15/06) iniciar uma semana de paralisação e mobilização diante da grave crise instalada na instituição nos últimos meses. O elevado corte no orçamento da educação, aliado ao não repasse das verbas em 2015, tem inviabilizado a pesquisa e o próprio funcionamento do programa.

A paralisação consiste numa agenda programada pelos alunos durante a semana, tomando os horários das aulas e concentrando-se na Sala Roberto Cardoso de Oliveira, que consideramos ocupada pela mobilização. Estamos organizados em Grupos de Trabalho a fim de reunirmos dados sobre a situação do programa, da universidade e do ensino público no país. Também estamos articulando trocas e ações com outros coletivos já mobilizados em torno da questão, incluindo professores e funcionários. Temos em vista ainda a realização de atividades abertas ao público mais geral.

O Museu Nacional continua aberto à visitação. Nossa agenda está aberta à participação de todas e todos. Nossa paralisação é ativa. O#‎OCUPAMUSEU é uma ação política e um convite a um debate permanente.

CALENDÁRIO DA PARALISAÇÃO

QUINTA-FEIRA (18/06)

  • Oficina de produção de faixas e cartazes – o dia todo na sala Roberto Cardoso de Oliveira
  • 09h: Debate sobre “Produtivismo Acadêmico” – Hall da Reitoria
  • 14h: Reunião de articulação com estudantes dos demais programas de pós-graduação do Museu Nacional – sala Roberto Cardoso de Oliveira
  • 14h: Fala dos estudantes sobre a situação da educação pública e a mobilização na abertura do Seminário “Foucault na Amazônia?” – IFCS, sala 109

SEXTA-FEIRA (19/06)

  • 9h às 18h: Seminário “Foucault na Amazônia?”, aberto a todos – PPGAS-MN
  • 13h30: Aula aberta sobre povos e comunidades tradicionais – CBAE, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

‪#‎OCUPA‬

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.