Feira de Artesanato mobiliza comunidades indígenas do Alto Rio Negro

FOIRN

Há mais ou menos quatro anos atrás, a professora Elizangela da Silva Costa, realizava um projeto de pesquisa junto com seus alunos na comunidade São Gabriel Mirin, Alto Rio Negro, aproximadamente 150 km, de São Gabriel da Cachoeira.

Ao longo da pesquisa, que tinha como tema, a valorização cultural da comunidade, foi percebendo junto com seus alunos, que, muitos conhecimentos estavam sendo perdidos, ao longo do tempo. Por isso, um dos focos do trabalho foi o envolvimento dos conhecedores e conhecedoras na pesquisa, que teve como resultado a criação de uma casa de artesanatos na comunidade, inaugurando em agosto de 2014..

Desde lá, o movimento pela valorização da cultura através de exposição e feiras vem crescendo. Abrindo possibilidades para o reconhecimento das mulheres a nível regional e fortalecendo a valorização cultural e a transmissão de conhecimentos dos mais velhos ao jovens e crianças. Como também aos poucos fortalecendo a iniciativa no aspecto de alternativa de geração de renda na região.

Hoje, são 11 comunidades que participam dessa mobilização pelo fortalecimento da identidade cultural na região, e integram outras atividades, como torneios esportivos. Jogos e feiras de artesanatos caminham juntos, e vem dando resultados positivos: o fortalecimento, especialmente das mulheres, que já planejam criar uma associação no segundo semestre desse ano.

Para celebrar mais um passo dado, foi realizado mais uma feira de artesanato na comunidade São Gabriel Mirin, nos dias 13 e 14/06, onde, mais de 150 pessoas estiveram presentes. Que teve também a inauguração do campo de futebol da comunidade.

No evento, estiveram presente as instituições parceiras e apoiadores dessa iniciativa, que elogiaram a organização do evento e da iniciativa das comunidades do alto Rio Negro.

Em suas palavras, diretor da FOIRN, Marivelton Rodriguês Barroso, disse que, mobilização como essas, iniciadas e realizadas na região do Alto Rio Negro, são muito importantes para unir e fortalecer as comunidades, as pessoas, em busca de um objetivo comum, que é o fortalecimento e valorização cultural, e bem como, o fortalecimento político das comunidades e das associações locais. “Tendo as comunidades unidas, serão fortalecidas, como também as associações locais fortalecidas. E tendo essas (associações) fortalecidas, o movimento indígena do rio Negro também estará.”, disse.

Presentes também no evento, a Coordenadora do Departamento de Mulheres, Rosilda Cordeiro e a gerente da Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro – Wariró, Neiva de Souza, reafirmaram como representantes que incentivam a produção e as iniciativas que visam a geração de renda, o compromisso de colaborar no fortalecimento desse iniciativa.

As comunidades do Alto Rio Negro atualmente lutam para a conclusão do processo de demarcação da Terra Indígena Marabitanas-Cuecué, um processo que vem se arrastando há alguns anos, até hoje, não realizada.

As comunidades que estiveram presentes no evento são: São Francisco, Nova Vida, Yabe, Tabocal, Sítio Maguarí, Juruti, Mabé, Cue-Cué, Brasília (Içana), Sitio Acará e São Gabriel Mirin (local).

Imagem: Participantes da feira na hora do almoço na comunidade São Gabriel Mirin, Alto Rio Negro. FOTO: SETCOM/FOIRN

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.