Parada Gay de SP quer denunciar deputados ao MPF por protesto com cartaz falso

Ativistas dizem que cartazes continham cenas de outros eventos. Associação defende transexual simulou crucificação durante a Parada

G1

A organização da Parada Gay de São Paulo divulgou neste sábado (13) nota em que afirma que vai denunciar ao Ministério Público Federal deputados federais católicos e evangélicos que no dia 10 de junho levaram ao plenário da Câmara dos Deputados e compartilharam na internet montagem com fotos da 19º Parada LGBT misturadas a outras com sexo explícito e imagens religiosas. A 19ª Parada LGBT foi realizada no último dia 7, na Avenida Paulista.

O presidente da associação que organiza o desfile, Fernando Quaresma, disse que membros da bancada evangélica fizeram jogada suja ao juntar nos mesmos cartazes imagens da Parada LGBT com imagens de outros eventos para levar a população geral ao erro da interpretação, incentivar o boicote de patrocinadores e tentar inviabilizar as próximas manifestações.

Além de criticar os deputados por “incitação ao ódio e desrespeito explícito ao Estado laico”, a associação defende a transexual que simulou a crucificação durante a parada. Os organizadores dizem que desconheciam previamente a realização do ato, mas consideram o protesto “legítimo”.

Aos gritos de “respeito”, deputados evangélicos e católicos fizeram na quarta-feira uma manifestação no plenário da Câmara contra a parada gay, a “marcha das vadias” e a “marcha da maconha”. Com cartazes que traziam fotos da 19ª Parada do Orgulho LGBT, realizada no domingo (7), eles subiram à tribuna e pediram que atos públicos que “ferem a família” e a liberdade religiosa sejam transformados em “crime hediondo”.

Folheto contra a parada gay distribuído por deputados da bancada evangélica. Foto: Nathalia Passarinho /G1
Folheto contra a parada gay distribuído por
deputados da bancada evangélica. Foto: Nathalia Passarinho /G1

Os parlamentares religiosos criticaram, sobretudo, o fato de a atriz transexual Viviany Beleboni ter se prendido na cruz, durante a parada gay, para representar o sofrimento dos homossexuais no Brasil.

“Os ativistas do movimento LGBT cometerem crime de profanação contra símbolo religioso, ferindo a todos os cristãos ao usarem uma pessoa pregada na cruz, utilizando símbolos do cristianismo de forma escandalosa, zombando e ridicularizando o sacrifício de Jesus”, diz nota de repúdio lida na tribuna pelo presidente da Frente Parlamentar Evangélica, João Campos (PSDB-GO).

A nota é assinada ainda pelo deputado Givaldo Carimbão (PROS-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista Católica Apostólica Romana, e pelo deputado Alan Rick (PRB-AC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família.

“Temos que tipificar como crime hediondo essas cenas, que atingem nossas famílias”, discursou o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), que também participou do ato. Coube ao presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), sair em defesa da “diversidade” e do Estado laico.

“Vivemos uma República laica. Não podemos transformar isso aqui numa igreja. Estou querendo trazer à lembrança de todos que não é para falar em nome dos 513 deputados. Respeitem a diversidade, respeitem a República laica”, afirmou.

Destaque: Desfile da Bancada da Bíblia com cartaz de colagem. Foto capturada de vídeo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.