Canal Saúde: Transgênicos e Orgânicos estarão em debate no próximo Sala de Convidados

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Na próxima terça-feira (09/06) o Sala de Convidados vai discutir a questão dos alimentos transgênicos em oposição aos orgânicos, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa trará o tema que está em debate na sociedade e irá contrapor os pontos positivos e negativos desses dois tipos de alimentos.

Os transgênicos são vegetais geneticamente modificados para aumentar a produtividade, a resistência a pragas ou ao uso de pesticidas. Os efeitos dessas modificações para a saúde e para o meio ambiente ainda não são inteiramente conhecidos. Já o que se convencionou chamar de orgânicos são os alimentos sem modificações, cultivados de forma natural, sem o uso de fertilizantes ou agrotóxicos.

Recentemente, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), juntamente com outras organizações da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Greenpeace e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), lançaram uma carta se posicionando contra o Projeto de Lei 4.148/2008, que prevê acabar com a rotulagem dos transgênicos, que retira do consumidor o direito de saber se um alimento contém ou não ingredientes transgênicos. Entre os possíveis males relacionados ao consumo de alimentos geneticamente modificados está a correlação identificada no Dossiê Abrasco sobre o Uso de Agrotóxicos entre o aumento do cultivo de transgênicos e o de uso de agrotóxicos nessas plantações.

Os orgânicos têm a desvantagem de ainda serem mais caros para o consumidor, mas apresentam vantagens comprovadas para a saúde como o fato de conterem cinco vezes menos resíduos químicos e estarem 33% menos expostos a bactérias resistentes a antibióticos. Especialistas vão analisar e debater esses e outros dados a respeito do assunto e a sua participação é muito importante. Não perca!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail [email protected] ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.