Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil é lançado

Números da publicação mostram seletividade penal.

do PNUD e SNJ

O Mapa do Encarceramento – Os jovens do Brasil é uma publicação que faz parte do Plano Juventude Viva e traz diagnóstico sobre o perfil da população carcerária no país. Segundo dados do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (InfoPen), os jovens representam 54,8% da população carcerária brasileira. Esse dado aponta para mais uma forma de vitimização da população jovem, como comprovado recentemente pelas publicações do “Mapa da Violência 2015 – Mortes Matadas por Arma de Fogo” e do “Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial”. 

O levantamento foi lançado nesta quarta-feira (03/06/2015), no auditório da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República (Pavilhão das Metas, Via VN1 – Leste – s/nº Praça dos Três Poderes – Zona Cívico Administrativa, CEP: 70150-908 – Brasília, DF, Brasil).

O Mapa do Encarceramento é de autoria da pesquisadora Jacqueline Sinhoretto. A divulgação do estudo é feita em parceria pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.

O lançamento contou com a presença da autora do Mapa, Jacqueline Sinhoretto; do secretário nacional de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina; e do representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek.

 Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.