Fase Amazônia lança vídeo sobre racismo ambiental contra Comunidade Quilombola de Abacatal, em Ananindeua, Pará

UNIPOP

Para abrir a semana do meio ambiente, a ONG FASE faz o lançamento do vídeo “Abacatal no caminho das Pedras: a luta pela Justiça Ambiental”, produzido por jovens participantes do Programa de Formação “Juventude Direito à Cidade e Justiça Ambiental”, da FASE Amazônia, como forma de denunciar uma problemática que pode atingir não só uma comunidade mas toda a Região Metropolitana de Belém.

O vídeo retrata a luta que os moradores de Abacatal vêm travando por justiça ambiental. Eles pressionam empresas e poder público para que parem de lançar esgoto sanitário de condomínios do Programa Minha Casa Minha Vida nos igarapés e na via de acesso à essa comunidade tradicional que já tem mais de 300 anos de história.

Construídos em Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém, criada para proteger os lagos Bolonha e água Preta, que abastecem a capital, os condomínios Torres do Aurá e Pe. Pietro Gerosa, onde já estão residindo mais de mil pessoas, embora tenham suas licenças ambientais aprovadas pela Prefeitura de Ananindeua, não fazem o tratamento de esgoto. Os resíduos correm a céu aberto na única estrada de acesso à comunidade quilombola e escoam nos igarapés Aracanga e Uriboquinha, fontes de alimento e de lazer dos mais de 300 moradores do local.

Em plena Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém (criada para proteger os lagos Bolonha e água Preta, que abastecem a capital) foram construídos os condomínios Torres do Aurá e Pe. Pietro Gerosa, onde já estão residindo mais de mil pessoas, e embora tenham suas licenças ambientais aprovadas pela Prefeitura de Ananindeua, não fazem o tratamento de esgoto. Os resíduos correm a céu aberto na única estrada de acesso à comunidade quilombola e escoam nos igarapés Aracanga e Uriboquinha, fontes de alimento e de lazer dos mais de 300 moradores do local.

O lançamento do vídeo será no evento intitulado “Papo com Chibé”, cuja programação inclui depoimentos de moradores do Abacatal e exposição sobre racismo ambiental, além de apresentações culturais. Foram convidados representantes do Ministério Público e das secretarias de meio ambiente do município de Ananindeua e do Estado.

Lançamento do vídeo:

LOCAL: FASE – Rua Bernal do Couto, 1329 (Entre Alcindo Cacela e 14 de Março, ao lado da Braskar)
HORA: 16h
Informações: (91) 4005-3760 / 98168-8848
Fonte: FASE Amazônia

Destaque: Início do Caminho de Pedras de Abacatal, no igarapé do Uriboquinha. Foto: Almeida (2008). Fonte: Adrielson Furtado Blogspot

Comments (1)

  1. SOU DA COMUNIDADE DE ABACATAL, E GOSTARIA DE SABER O QUE VAI SER FEITO AGORA COM ESTE VIDEO? POIS TEMOS COMO PARTICIPADO DAS AÇÕES EM COMUNIDADE MAS, NAO ESTAMOS VENDO RESULTADO O PODER PUBLICO SE ESCONDE VCS VEM AQUI E VAM EMBORA E NOS ESTAMOS SENDO AFOGADOS NA IMUNDICE QUE NOS RODEIA, E AI? ISSO E TUDO OQUE ESTA ONG, TEM PARA NOS OFERECER DE AJUDA? UM VIDEO? QUE NÃO NOS LEVOU A LUGAR ALGUM.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.