Empoderar gestante – curso sobre o protagonismo do parto

População Negra e Saúde

O empoderamento da gestante é fundamental para a redução da mortalidade materna, direito a informação se reverte em um acesso mais qualitativo aos serviços de atenção a mulher na gravidez, no parto, no aborto e no puerpério. Desta forma a professora e pesquisadora Dr. Isabel Cruz, criou um aplicativo por meio do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra/UFF um curso online Protagonismo do Parto, que pode muito contribuir para o empoderamento da gestante.

“Na hora de fazer não gritou.” ou seja, a alta morbi-mortalidade materna significa opressão de gênero. O feminismo advoga que a maternidade deve ser uma experiência segura, em termos de saúde, assim como libertadora, em termos de gênero (parturiente) e de geração (bebê).

O curso de protagonismo no parto tem evidência científica forte para bons resultados perinatais ao capacitar a mulher para as vivências do trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o bebê e direitos civis relacionados, entre outros temas.

O Núcleo de Estudos sobre Saúde eEtnia Negra/UFF oferece gratuitamente um curso online, interativo, autoinstrucional, para a gestante (e família). O curso ser acessado do celular, tablet ou computador, 24h, 7dias por semana.

Divulgue o curso, incentive as gestantes a fazê-lo, faça o curso você também!

Mais: crie curso igual na sua Unidade de Saúde, ou instituição religiosa, ou escola de samba, enfim, qualquer lugar onde a gestante (e família) possa aprender como construir uma experiência de vida incomparável para ela e sua criança.

Ao trabalho!

Comments (3)

  1. Sou enfermeira Obstetra trabalho com gestantes e puérperas há 23 anos gostaria muito de me informar melhor sobre o assunto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.