Justiça dos EUA absolve policial indiciado pela morte de dois negros

Assustadas e desarmadas, vítimas foram perseguidas por pelo menos 63 carros policiais e alvejadas por mais de 100 tiros

Opera Mundi

O policial Michael Brelo, de 31 anos, indiciado pela morte de dois negros desarmados em Cleveland, norte dos Estados Unidos, em 2012, foi absolvido neste sábado (23/05) pela Justiça norte-americana.

O crime aconteceu em 2012 quando o oficial confundiu o som do escapamento do carro com disparos e atirou contra Timothy Russel e Malissa Williams, que, assustados, fugiram. De acordo com a imprensa norte-americana, a operação envolveu mais de 63 viaturas e pelo menos treze policiais dispararam 137 tiros contra o veículo de Timothy e Malissa. A  perseguição durou mais de 30 quilômetros antes que eles fossem mortos.

O juiz responsável por julgar o mérito da ação explicou que não há indícios suficientes que comprove que as 15 balas disparadas por Brelo, quando o carro já estava parado, tenham matado o casal. Segundo ele, dois disparos do policial podem ter sido fatais para Malissa Williams e Timothy Russell, mas as provas não eram suficientes. Caso fosse considerado culpado, o policial poderia pegar até 22 anos de prisão.

A decisão da Justiça norte-americana vem na esteira de outros casos que aumentaram a tensão racial nos EUA. Em março deste ano, após investigação do caso de Michael Brown, outro jovem negro desarmado morto por um policial em Ferguson em agosto passado, a Justiça dos Estados Unidos que o racismo faz parte da rotina da polícia local, principalmente, contra a comunidade negra.

Foto: Tensão racial no EUA vem aumentando nos últimos meses em decorrência de absolvições de policiais que mataram negros – Agência Efe

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.