Instituições sociais que desenvolvem ações para juventude negra serão premiadas na Bahia

SEPPIR

Nesta segunda-feira (25), celebra-se o Dia de África, que simboliza a luta dos povos do continente pela sua independência. Para marcar a data, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), premiará experiências exitosas voltadas para o empoderamento político e social da juventude negra baiana. A solenidade de entrega do Prêmio ‘Manuel Faustino’, em memória do alfaiate baiano e um dos líderes da Revolta dos Búzios, será realizada neste mesmo dia, às 18h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), em Salvador.

Por meio de edital, foram selecionadas sete entidades, que receberão recursos no valor total de R$ 70 mil e terão seus projetos registrados em documentário, com depoimentos dos responsáveis e beneficiários, material a ser exibido no dia do evento. As experiências também estarão, em breve, publicadas em um catálogo impresso, que conterá fotografias e informações das atividades desenvolvidas.  O concurso, que tem como objetivo estimular e divulgar iniciativas exitosas na área, integra o Plano Juventude Viva na Bahia, direcionado ao enfrentamento à violência contra o segmento.

Organizações – As sete instituições premiadas são Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) e Associação Pracatum Ação Social (APAS), de Salvador, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) e Conselho das Associações Quilombolas do Território do Sudoeste da Bahia (CAQSUB), de Vitória da Conquista, Comvida (Camaçari), Associação de Desenvolvimento Comunitário São Sebastião (ASS), de Paratinga, e Instituto Casa da Cidadania de Serrinha. Já no material impresso estarão, além das premiadas, outras organizações com atividades semelhantes: Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia (AMCSL), o Instituto de Ação Social e Cidadania Mão Amiga (IMA), o Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Ezequiel Ramin (CAPDEVER), a Associação Artístico-Cultural Odeart e a ONG PASPAS – Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais.

Seleção – Para participar do concurso, as organizações candidatas tiveram que demonstrar experiências com resultados efetivos relacionadas à juventude negra. A seleção das instituições foi feita mediante avaliação de uma comissão composta por representantes da Sepromi e profissionais que lidam com a temática, como a jornalista Cleidiana Ramos, a mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA, Carla Akotirene, além do ator, diretor e dramaturgo baiano, Ângelo Flávio.

Manuel Faustino – O prêmio é uma homenagem ao jovem negro que figurou entre os líderes da Revolta dos Búzios, ocorrido na Bahia, entre 1798 e 1799. Juntamente com Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus, teve seu nome incluído no Livro dos Heróis Nacionais, em março de 2011, por meio de lei federal sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Nascido em Santo Amaro (BA), Manuel Faustino era filho de escrava liberta e pai desconhecido.

Serviço

O quê: Solenidade de entrega do Prêmio Manuel Faustino / Comemorações do Dia da África na Bahia.

Quando: Segunda-feira (25), às 18h.

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), em Salvador – BA.

Contato: Assessoria de Comunicação da SEPROMI – 71 3103-1410/1414

Fonte: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.