Confederação Brasileira de Ginástica abre inquérito, e atletas podem ser punidos após racismo

Em novo vídeo, atletas dizem que ‘galera’ entendeu mal, e era tudo brincadeira

Terra

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se pronunciou sobre a polêmica protagonizada por três atletas da Seleção Brasileira nesta semana. Depois de Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Medina Flores gravarem vídeo com teor racista contra Ângelo Assumpção, a entidade condenou qualquer tipo de discriminação e garantiu que vai abrir inquérito para que, provavelmente, haja punições.

“A Confederação Brasileira de Ginástica, considerando o relatório da coordenação da Seleção de Ginástica Artística Masculina, irá instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica, instância desportiva competente, para definir eventuais punições a serem aplicadas aos envolvidos no vídeo publicado em uma rede social”, diz parte de comunicado emitido pela CBG neste sábado.

A polêmica aconteceu nesta semana. Três atletas da equipe fizeram piadas de cunho preconceituoso com Ângelo Assumpção, que recentemente foi campeão do mundo em São Paulo. Tudo foi gravado em vídeo pelos próprios atletas que cometeram os atos de racismo.

Eles fizeram os comentários na frente de Ângelo: “se o celular funciona é branco. Se estraga, é de que cor? O saquinho do supermercado é branco. E do lixo é preto”, afirmam Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Medina Flores. O vídeo foi publicado no Snapchat, rede social em que tudo “some” rapidamente. Mas mesmo assim isso causou repercussão.

“A instituição ressalta que será feito um forte trabalho educacional com as comissões técnicas e atletas de todas as modalidades que compõem a ginástica para que esse tipo de atitude não volte a acontecer. A CBG reafirma ainda que condena qualquer ato dessa natureza”, decreta a nota divulgada pela entidade que comanda a ginástica artística brasileira.

Ginastas da Seleção se desculpam após brincadeiras racistas

Abaixo, o vídeo original da ‘brincadeira’:

Destaque: Ângelo Assumpção. Foto: Paulo Pinto

Comments (2)

  1. Euripedes!!! Que comentário tosco. Se não viu racismo e preconceito nessa “inocente” brincadeira. O racismo está aonde?

  2. Exagero! Absurdo! Falsidade colorida! Que história é essa? O que vcs estão falando e fazendo? A hipocrisia sendo colocada acima de brincadeira entre colegas, companheiros, amigos e sorridentes?. Não houve xingamento, não houve abuso, não houve escárnio. E de uma vez por toda, lembrem-se: PRETO É PRETO, BRANCO É BRANCO, AMARELO É AMARELO, PARDO É PARDO… NÃO EXISTE COR NEGRA!… EXISTE RAÇA NEGRA, E BELÍSSIMA NA COR PRETA; COMO A RAÇA BRANCA NA COR BRANCA; OU AMARELA NA COR AMARELA. Pois bem, antes que alguém me responda apressadamente, eu diria: nasci e cresci com amigos de infância pretos; assim como amigos morenos e os brancos. O meu respeito e dos demais companheiros sempre foi o mesmo. Nunca tivemos discriminações. Portanto, qual a diferença? A INTELIGÊNCIA , O CARÁTER E A ALMA DE UM CIDADÃO NÃO SE MEDE PELA COR DA PELE… PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS. Houve ali uma nítica brincadeira entre amigos e a mídia (e muita gente) exagerando? Falso racismo. Racismo pra cor é a mesma ofensa para os brancos pobres nas butiques, nos salões, nos bancos, nas escolas, nos concursos, nos vestibulares. ACORDEM!… Aposto que a brilhante raça negra do garoto (ofendido???!!!) não permitirá tamanha insensatez de quem está botando muita água no copo. NÃO AFOGUEM A JUVENTUDE ESPORTIVA DE ATLETAS SEM A MALÍCIA QUE ESTÃO QUERENDO LHES IMPOR. Quem analisa, julga e condena precipitadamente corre o risco de cometer injustiças desnecessárias. SEJAM MAIS PRUDENTES. Branca, preta, morena, parda ou amarela é a cor da epiderme. A pele não define o amor do coração, a força do caráter, nem a espiritualidade da alma.
    Saudações

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.