Ataques ao povo Tupinambá deixam casas e plantação queimadas na aldeia Patiburi

Por Cimi

A Polícia Federal e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) devem visitar a aldeia Patiburi, do povo Tupinambá, Terra Indígena (TI) Tupinambá de Belmonte, amanhã (08), para investigar o ataque ocorrido no último dia 6, quando a aldeia, que fica as margens do rio Jequitinhonha, em Belmonte (BA), teve duas casas queimadas e parte da plantação. Durante a ação, a comunidade estava na colheita de cacau.

A cacique Kátia Tupinambá afirmou estar bastante assustada com as ações. Essas investidas contra a aldeia Patiburi foram intensificadas no final de 2013, quando foi publicado os Estudos de Identificação e Delimitação Territorial (RCID) realizados pela Funai e publicado no Diário Oficial da União e Estado, o qual comprovou a presença dos indígenas Tupinambá na região.

Tupinambá de Belmonte tem uma área de 9.521 hectares, composta por 41 famílias e população superior a 200 indígenas. Em 2006, as famílias foram expulsas da área pela Policia Federal, no cumprimento de um mandado de reintegração de posse. Eles tiveram que abandonar as criações e as roças, e suas casas foram todas destruídas. Pouco tempo depois voltaram à área com Mandado Liminar de Manutenção de Posse em favor da comunidade Tupinambá.

De acordo com Kátia, para essa área, mesmo com o RCID publicado em 2013, existe um mandado de reintegração de posse contrário à comunidade indígena. Ela também explicou que o processo está no Supremo Tribunal Federal (STF) aguardando julgamento da liminar.

Comments (2)

  1. Absurdo e covardia o que estão fazendo à este povo da paz que mal nenhum faz a ninguém e está sendo assassinado e desrespeitado por interesses sórdidos! Deixem este maravilhoso povo em paz! Povo que protege a flora e fauna do nosso país!

  2. Absurdo essa injustiça com esse maravilhoso povo que não faz mal a ninguém e só quer o que lhe é de direito: suas terras! Como pode serem atacados, terem suas casas destruidas, seu trabalho e criações abandonados! !! Quem se responsabilizará por isso?? É covardia e não pode continuar! Nossa Presidente tem que dar um BASTA nessa injustiça! Salve o povo indígena, o melhor deste Brasil!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.