Quilombo São José da Serra comemora imissão de posse e reconhece parceiro na luta

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O Quilombo São José da Serra comemorou o recebimento da sua imissão de posse com seu Jongo mais que tradicional na cultura do Rio de Janeiro. E, na alegria da festa, Seu Antonio fez questão de reconhecer a cumplicidade de um parceiro.

Como não temos acesso à documentação em vídeo que mostra a beleza da festa, pelo menos registramos num gif, a partir de fotos capturadas, a fala que segue:

“Esse aqui é o procurador federal, dr. Júlio. É um combatente! Não é um homem de gabinete. Eu falo: a pessoa de gabinete não tem esta oportunidade. O dr Júlio [está?] com a gente! Obrigado, dr!”.

29ab26f235cf18e1a5efe8bf629c3ceb

 

Desnecessário dizer que a fala é merecida (no caso, do Amazonas a Volta Redonda), ou não estaria aqui.

Neste dia que começou com mais registros de emboscadas e mortes, é importante comemorar a vida.

É importante homenagear a vitória dos quilombolas de São José, tomando-os aqui e agora como representantes não só de tantas outras comunidades negras, rurais e urbanas, mas também de nossos parentes indígenas e das comunidades tradicionais.

E através de Júlio Araújo, que entende o ser procurador da República no seu sentido real e maior, homenagear também outras pessoas que, como ele, honram o que fazem. Viva a turma boa do “Ministério Público da 6ª Câmara”!

Destaque: fotos da página no facebook de Miguel Pedro Alves Cardoso.

Comments (2)

  1. Notícia igual a essa nos faz ficar cheios de esperança e acreditar num país mais justo e fraterno. A conduta exemplar dos membros do MPF de Volta Redonda – RJ, na ação de imissão de posse das terras onde está situada a Comunidade Remanescente de Quilombo de São José da Serra – Valença – RJ.
    Quando os mais humildes encontram pessoas como o Procurador Federal Júlio Araújo, ficam com a certeza que as iniquidades, as opressões e os desmandos dos mais abastados financeiramente, serão punidos de forma exemplar e a justiça será feita em sua plenitude.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.