Liderança Tupinambá e agente de saúde em Serra das Trempes é emboscado e morto a tiros

Por Creche Oka Katuana

Adenilson da Silva Nascimento (nome indígena Pinduca), Agente de Saúde Indígena há 15 anos, (Secretária Especial de Saúde Indígena) da Serra das Trempes, no dia de ontem (01 de maio) voltando da pescaria com a família, (mulher, um filho de colo, outra filha de 15 anos), foi emboscado por pistoleiros armados; de forma brutal desferiram vários tiros, vitimando Adenilson e ferindo gravemente sua esposa; a filha adolescente conseguiu fugir entrando na mata.

A esposa de Adenilton se fingiu de morta e assim mesmo foi alvejada pelas costa, abraçada com o filho de um ano, que felizmente se encontra hospitalizado mas passa bem; a mãe, baleada na perna e nas costas, passará por cirurgia.

Fomos avisados pela Funai que esteve no local do crime, às 11 hs da noite, onde encontraram a vítima e depois encontraram a mulher carregando a criança se arrastando a 600 metros da estrada; e que a filha adolescente que embrenhou na mata e conseguiu entrar em contato por celular com Caciques e liderança indígenas. De imediato avisaram as autoridades competentes para as devidas providências.

A Comunidade Tupinambá exige rigorosa investigação e punição dos culpados.

O enterro da liderança indígena será amanhã às 10 hs (domingo) no Cemitério Nossa Sra da Escada; certamente terá grande comoção da comunidade.

 Imagem de post no Facebook da Creche Oka Katuana. Trecho de depoimento de Seu Pinduca em livro.

Imagem de post no Facebook da Creche Oka Katuana. Trecho de depoimento de Seu Pinduca em livro.

Comments (7)

  1. TODA REVOLTA CONTRA MAIS ESSE ASSASSINATO DE LIDERANÇA INDÍGENA, ADENILSON DA SILVA NASCIMENTO, (PINDUCA).
    Todos sentimentos a Comunidade Tupinambá e apoio a sua luta de 5 séculos por seu direito a seu território!
    PELA PUNIÇÃO dos policiais federais, PMs e pistoleiros que assassinam indígenas e os mandantes desses homícidios que vêm ocorrendo há séculos sob o domínio do podre, genocida e racista Estado burguês-latifundiário, serviçal do imperialismo.

  2. Não somente a comunidade tupinambá exige punição dos culpados. Todo filho deste país que não seja um bandido assassino de inocentes e grileiro de terras exige punição dos assassinos covardes e dos mandantes!!

  3. Até quando isso vai acontecer, isto é um absurdo que fizeram com parente. Vamos ver se isso vai sair em noticiários em nível nacional, estão querendo acabar com a nossa população.As autoridades deste país não podem ser omissos a morte deste cidadão do Brasil. Isto é vergonha.

  4. Lamentável. Ele deixou a viúva que felizmente conseguiu garantir a vida e 12 filhos, sendo o maior deles uma garota com a idade citada no artigo.
    Quantos de nós precisa ter vida ceifada para que o governo repare a questão indígena? Será que um dia essa guerra infame que declararam desde 1500, não chegará ao fim vão esperar até que o último “índio” deixe de existir para se consumar o extermínio?
    Isso é co-responsabilidade desse governo omisso que vive prometendo e nada cumpre.

  5. Matar nos indigenas nao e a soluçao. qto mais violencia contra nos, seremos cada vez mais fortes continuaremos a nossa luta. Um dia a justiça vira acredito muito porque a nossA luta nao e em vao.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.