Índios se reúnem com Ibama, Funai, MPF e Norte Energia, em Altamira

Objetivo da reunião é discutir cumprimento de compensações para aldeias. Construção de hidrelétrica é contestada pelos indígenas da região.

G1 PA

Lideranças indígenas de nove etnias se reúnem com representantes do Ibama, Funai, Ministério Público Federal (MPF) e Norte Energia (NE) neste sábado (25). As tribos questionam o cumprimento das compensações prometidas no início da construção da Usina de Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu. Segundo a NE [Norte Energia], responsável pelo empreendimento, a empresa possui 28 projetos voltados para comunidades indígenas e investiu mais de R$ 200 milhões nas aldeias [sic].

Cerca de 100 índios de 9 aldeias da região do Xingu ocuparam a sede do Ibama de Altamira durante a manhã da última quinta-feira. Durante a tarde, eles se deslocaram para o prédio da Funai protestando contra o descumprimento do componente indígena que faz parte do Plano Básico Ambiental para a instalação da usina.

As lideranças indígenas reafirmaram que as aldeias são prejudicadas pelos impactos das obras da usina de Belo Monte e reclamaram da demora na execução do projeto elaborado para beneficiar as aldeias. “Nós não temos estrada boa, nós não temos nenhum projeto bom para a gente sobreviver dentro da nossa área. Quando terminar a barragem eles vão embora, e nós, vamos ficar em que?”, disse Nambú Kayapó.

Os manifestantes também cobram que o Ibama seja rigoroso na concessão da licença de operação da hidrelétrica, exigindo que a operação não seja liberada em 2015.

Segundo a Norte [Energia], todas as obras do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica Belo Monte já estão contratadas ou em fase final de contratação [sic]. Não há nenhum risco das ações deixarem de ser executadas [sic].  Os prazos de conclusão estão sendo acordados com a Fundação Nacional do Índio de acordo com o suporte de cada uma das aldeias, das nove etnias beneficiadas pelo empreendimento [sic].

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.