Mestres da Cultura Popular são professores em universidades públicas brasileiras

Projeto ‘Encontro de Saberes’ promove integração entre culturas tradicionais e a cultura acadêmica.

Eduardo Cezimba, Blasting News

Levar para dentro das universidade públicas brasileiras pessoas do povo para ensinar os saberes tradicionais de suas respectivas culturas, é o que propõe o projeto ‘Encontro de Saberes’, coordenado pelo prof. e antropólogo, José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília – UnB.

O projeto ‘Encontro de Saberes’ é uma ousada proposta de apresentar aos estudantes universitários os saberes e práticas populares através de mestres e mestras em todas as áreas de conhecimento (arte, cosmologia, espiritualidade, meio ambiente, psicologia, saúde, tecnologia), como forma de reconhecimento do valor destes saberes.

Tudo começou com a criação de uma disciplina que faz parte da grade regular no curso de graduação do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. O curso “Encontro de Saberes: Artes e Ofícios dos Mestres Tradicionais” já teve quatro edições, contando com 200 estudantes, 31 mestres e assistentes, 8 professores parceiros, além de muitos pesquisadores estrangeiros. A disciplina contou em suas primeiras edições com alunos dos cursos de engenharia florestal, arquitetura, pedagogia, música, artes cênicas, ciências da saúde, sociologia, antropologia e serviço social.

O projeto busca formas de incluir os mestres e mestras como sujeitos de conhecimento, com o status de docentes de várias universidade públicas brasileiras de sul a norte. Um dos seus principais objetivos é viabilizar a certificação dos mestres e mestras que atuam no projeto, de forma a gozar da mesma autoridade de regentes de cátedra, que é assegurada aos professores de pós-graduação através de processos de notório saber.

Na Universidade de Brasília – UnB – já deram aulas mestres e mestras como: mestra Francisca, Álvaro e Casimiro Tukano, mestre Biu Alexandre, com o auxílio do grupo que compõe o banco de instrumentistas: Luís Paixão (rabeca), seu filho mais velho Agnaldo (pandeiro), seu filho Risoaldo (Bajé) e Jomar Júnior (mineiro), mestra Lucely, auxiliada por sua irmã Ivanita, naturais do quilombo do Cedro no município de Mineiros-GO, Zé Jerome, Antonio Bispo, Benki Ashaninka, entre muitos outros.

As outras universidades brasileiras que já oferecem o curso são: a Universidade Federal do Pará; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Juiz de Fora. ‘Encontro de Saberes’ é um projeto estruturante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI.

Destaque: A cultura indígena tem muito a ensinar (Reprodução)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.