PI – Estrada da Pedra do Sal é interditada em desfavor do parque eólico

Daniel Santos para o Proparnaiba.com

A rejeição a expansão do Parque Eólico na Praia da Pedra do Sal levou moradores daquela comunidade, representados pelas associações e instituições ambientais organizadas, a realizar um manifesto na PI-116 que dá acesso ao mar.

As associações de moradores, pescadores, marisqueiras, tanto da comunidade Pedra do Sal, como do município de Ilha Grande fecharam a rodovia estadual com uma canoa, tarrafas e pneus em chamas por volta das 06h deste sábado (11/04). Ainda participaram do movimento acadêmicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Os veículos que seguiam com destino a praia, ficaram impedidos de seguir em frente até as 10h. Os moradores fizeram uso da palavra, oportunidade quem citaram que foram feitas promessas de melhoria para a cidade de Parnaíba e, especificamente, para a comunidade da Pedra do Sal. Eles alegam que foram maravilhas anunciadas e que seriam de fato concretizadas; mas não passaram de promessas, segundo os reclamantes.

Entre as queixas está o desmatamento de árvores frutíferas que geram renda, o prejuízo na criação de animais, a falta de empregos, a inexistência de economia de energia, restrição de acesso as áreas de carnaúba e cajueiros, falta de informação quanto ao destino da energia, poeira e lama que atingem as residências, casas danificadas, o alto ruído das torres e o não pagamento das indenizações prometidas.

Duas guarnições da Polícia Militar, uma da Força Tática e outra do oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA) estiveram na manifestação para assegurar o pacifismo da manifestação em que os moradores reprovam a ampliação do parque eólico. Outro ponto de contesto é a possibilidade da instalação de um grande empreendimento, um resort. Aquela população também se mostra adversa aos loteamentos do citado resort. Diante disso, vestiram uma camisa que expressa o sentimento daquela comunidade, onde consta ‘queremos um território livre sem empreendimentos e isso também tem que ser respeitado’. Após os discurso e protestos a via foi liberada e o tráfego de veículos normalizou. Os organizadores disseram que está manifestação é a primeira de outras que estão sendo organizadas.

Foto: A rodovia foi interditada para as manifestações

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Alessandra Masullo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.