Fundo Dema realiza oficina de prestação de contas pra projetos apoiados

Durante três dias (6 a 8.04), integrantes do Fundo Dema estiveram em Santarém realizando oficina de prestação de contas voltadas às associações de projetos apoiados. Ao todo estiveram presentes dirigentes de 19 associações responsáveis por projetos apoiados pela parceria do Fundo Dema com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)/Fundo Amazônia. O objetivo foi orientar as associações quanto à correta prestação de contas para sanar as pendências dos projetos.

A oficina conseguiu reunir 14 projetos da Primeira Chamada Pública, sendo dois da Chamada específica Quilombola, e mais cinco projetos da Segunda Chamada Pública. A atividade foi dividida em dois momentos, o primeiro, teórico, traçou uma visão geral e detalhada sobre o processo de prestação de contas, incluindo os relatórios narrativo e financeiro. A educadora Vânia Carvalho e a contadora Renata Monte Cristo, ambas do Fundo Dema, expuseram passo-a-passo como registrar o marco zero dos projetos, para que as associações possam avaliar os avanços obtidos posteriormente.

O segundo momento da oficina, prático, possibilitou que os projetos recebessem orientação particularizada e, dessa forma, conseguiram completar todas as lacunas das informações prestadas. “Durante os três dias de atividades, tivemos um debate muito rico entre as associações, que puderam falar sobre as dificuldades de cada uma e aí foram tiradas diversas dúvidas”, disse Renata.

Para Wander Luiz Almeida, 59 anos, vice-presidente da Associação Comunitárias dos Pequenos Agricultores e Agricultoras do Município de Oriximiná (ACPAMO), esta foi uma experiência muito importante e esclarecedora. “Foi uma oficina muito educativa. O resultado foi bom. Algumas pendências que a gente não tava sabendo foram resolvidas. O Fundo Dema e o Fundo Amazônia estão fazendo exatamente o que tem que ser feito. A gente saiu de lá entendendo tudo”, disse.

Veja mais fotos

Fonte: Fundo Dema

Destaque: Vânia Carvalho, educadora, explica a importância do Marco Zero para o relatório narrativo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.