Nota pública divulgada pelas lideranças de Aty Guasu Guarani e Kaiowa

Diante de ameaça de morte de lideranças anunciada e cerco de pistoleiros das fazendas nós todas as lideranças de Aty Guasu Guarani e Kaiowá, entre os dias 07 e 10 de abril de 2015 estamos reunidas em Grande Assembleia Geral dos povos Guarani e Kaiowa na Aldeia Te’ykue-Caarapo-MS.

Avaliamos que todas as lideranças e comunidades dos tekoha áreas tradicionais indígenas reocupadas sofrem ameaça de morte e cerco de grupo armado dos fazendeiros.

A DEMARCAÇÃO DE NOSSAS TERRAS GUARANI E KAIOWA ESTÁ PARADA! O GOVERNO FEDERAL, FUNAI NÃO AVANÇOU NO PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS.

Concluímos que uma parte das lideranças Guarani e Kaiowa do Aty Guasu esta sendo perseguida pela própria polícia estadual e federal, a mando dos fazendeiros.

Os fazendeiros estão tentando criminalizar os indígenas, apresentando denúncia falsa à polícia federal, por isso os agentes da polícia federal estão perseguindo as lideranças indígenas tentando intimida-las e criminaliza-las por lutar pelos Direitos Indígenas e Humanos.

Segundos os relatos de várias lideranças Guarani e Kaiowa, forças policiais prometem que vão prender várias lideranças das terras indígenas em litígio. Nos últimos dias, as lideranças de tekoha Kurusu Amba, Coronel Sapucaia-MS, e tekoha Curupi-Navirai-MS, etc, sofrem perseguição e pressão e ameaça tanto dos pistoleiros das fazendas.

Frente à paralização total de processo de demarcação das terras indígenas, aumento de ameaça de morte e cerco de pistoleiros, nós lideranças de Aty Guasu Guarani e Kaiowá, hoje 10/04/2015, decidimos divulgar esses fatos à todas sociedades nacionais e internacionais e levar essas denúncias às autoridades federais competentes em Brasília-DF, além de organizar os nossos guerreiros para nos proteger da ameaça de morte.

Todas nós lideranças e comunidades Guarani e Kaiowa das áreas em litígios estamos sofrendo a ameaça de morte e cerco de grupo armado, recebemos a mensagem dos fazendeiros que a qualquer momento seremos atacados novamente pelos pistoleiros das fazendas, diante disso estamos organizando e preparando os nossos guerreiros para proteger as crianças e pessoas idosas Guarani e Kaiowa das violências dos fazendeiros.

Aty Guasu luta contra o genocídio e ameaça de morte coletiva Guarani e Kaiowa
Aldeia Tey’ikue –Caarapo-MS, 10 de abril de 2015

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.